Olhão reduz em 50% custo da mensalidade das creches

Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023 foram já aprovadas

O Município de Olhão já aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023, e uma das medidas é a redução em 50% o custo da mensalidade das creches em todos os escalões que não são apoiados pela Segurança Social. 

O orçamento foi aprovado em sede de Assembleia Municipal, com 14 votos a favor, nove contra e uma abstenção, e uma Abstenção

António Miguel Pina, presidente da autarquia, ressalva que «depois da pandemia, 2023 será mais um ano marcado pela incerteza sobre o futuro, o que se irá refletir na vida das pessoas e também a gestão autárquica». Isto também devido à guerra que, como estimada, implicará custos de mais 1,5 milhões de euros no próximo ano.

Ainda assim, «e fruto de uma gestão rigorosa dos dinheiros públicos, este é um orçamento que mantém a intransigência na manutenção da sustentabilidade financeira, o que permite continuar a realizar investimentos em áreas prioritárias, onde a criação de emprego e o acesso à habitação estão no topo das prioridades», realça o autarca, frisando que a área social assume, também, grande destaque na linha estratégica da atuação municipal.

Deste modo, a autarquia vai continuar a desenvolver uma série de políticas nas áreas da educação, da saúde e da ação social.

São disso exemplo duas medidas de apoio às famílias olhanenses que vão ser implementadas já no próximo ano: a redução em 50% no custo da mensalidade das creches em todos os escalões que não são apoiados pela Segurança Social e a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) atendendo ao número de dependentes. Apoios que representam um custo anual para a autarquia que deverá ultrapassar os 400 mil euros.

No que diz respeito às obras públicas, e ainda que marcados pelos constrangimentos decorrentes da incerteza gerada pela conjuntura internacional, os investimentos que se encontram em execução e os que serão lançados nos próximos dois anos superam os 84 milhões de euros, «um investimento nunca visto no nosso concelho», sublinha o edil.

Na antevisão ao ano que se avizinha, António Miguel Pina mostra-se otimista. «Este otimismo não é gratuito, assenta na evolução recente do nosso concelho. Também a procura por parte dos investidores, empresas e cidadãos nos dá a garantia de que estamos a trilhar o caminho certo», remata.



Comentários

pub