Odiana destaca eficácia do projeto INTERPYME e quer apostar na continuidade

Projeto iniciou os trabalhos em 2019 e tem duração prevista até 31 de Dezembro deste ano

O projeto transfronteiriço INTERPYME, que nasceu na pandemia, captou até agora quinze produtores/ pequenas e médias empresas (PME) aderentes de áreas agroalimentares diversas e tem sido «um sucesso». 

Quem o diz é a associação Odiana, que, no passado dia 29 de Novembro, participou nas «Jornadas de Encerramento», que decorreram em Cádiz, Espanha e serviram como fórum de apresentação de resultados.

«O sucesso do projeto, tanto em termos de eficiência como de eficácia, pode resultar numa segunda edição com candidatura aos novos fundos europeus», frisam.

No que concerne à ODIANA, as PME aderentes beneficiaram e usufruíram de serviços personalizados para potenciar os seus produtos, e por conseguinte, o setor agroalimentar do território. A registar há a participação em três certames Agroalimentares Transfronteiriços, três Missões Comerciais, um Plano de Internacionalização, 12 Portfólios Fotográficos, sete Planos Financeiros, 14 Serviços de Consultoria, Design e Impressão, e um serviço de Curadoria Gastronómica que reuniu, ao longo de um ano, cerca de 50 artigos na imprensa televisiva, escrita, radiofónica e online.

As ações surgiram como uma estratégia de relançamento dos negócios das empresas que se viram afetadas com a pandemia, com o intuito de
potenciar, melhorar e promover a competitividade das PME.

 

 

Entre as empresas beneficiárias há de produtos como o sal e flor de sal, a amêndoa, o figo fresco e seco, o figo da índia, manteigas e barras energéticas, o queijo fresco de cabra, o presunto e os enchidos, a doçaria tradicional, as compotas, o mel, os citrinos, e os transformados e confecionados com os produtos locais mais identitários.

Este projeto, «cujo objetivo foi promover as oportunidades ao nível do financiamento, promoção e internacionalização para as PME do setor agroalimentar e turismo gastronómico», iniciou os trabalhos em 2019 e tem duração prevista até 31 de Dezembro deste ano, tendo contado com o apoio dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O INTERPYME – Plataforma para Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas do Algarve e das Províncias de Cadiz e Huelva – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.

 



Comentários

pub