O Inverno começa hoje e com ele chega a noite mais longa

A partir desta que é a noite mais longa, os dias começam a crescer

O Inverno começa hoje, dia 21 de Dezembro, (quarta-feira), às 21h48.

Esse é o momento exato em que ocorre o Solstício de Inverno, evento astronómico que marca o início dessa estação.

Esta que é, normalmente, a estação mais fria do ano no hemisfério norte vai manter-se até dia 20 de Março de 2023, quando ocorre o equinócio, que dá início à Primavera (às 21h24).

O dia do solstício de Inverno é o mais curto do ano e, consequentemente, o dia que tem a noite mais longa. A boa notícia é que, a partir desta data, os dias vão ficando cada vez maiores, até ao próximo solstício, o de Verão, no dia 21 de Junho de 2023, às 15h57.

Solstícios são «pontos da eclíptica em que o Sol atinge as alturas (distância angular) máxima e mínima em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação solar atinge extremos: máxima no solstício de Verão (+23° 26′) e mínima no solstício de Inverno (-23° 26′)», explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

A palavra de origem latina (Solstitium) associa-se ao facto do Sol travar o movimento diário de afastamento ao plano equatorial e “estacionar” ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu local.

O Inverno é chamado de “Inverno boreal” no hemisfério norte, enquanto é chamado de “Inverno austral” no hemisfério sul.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub