Novo secretário de Estado do Turismo anuncia 100 milhões para apoiar empresas

Nuno Fazenda anunciou também «uma vincada prioridade» dedicada às pessoas, nomeadamente na construção de uma agenda para a atração e qualificação de talento

Nuno Fazenda, que é, desde a semana passada, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, anunciou, esta quinta-feira, 8 de Dezembro, duas novas medidas, com uma dotação de 100 milhões de euros, para apoiar as empresas do setor. 

A participar no Congresso Nacional da APAVT – Associação Portuguesa dos Agentes de Viagem e Turismo, que decorre em Ponta Delgada, nos Açores, o governante falou da disponibilização de 70 milhões de euros, a fundo perdido, até ao final do ano de 2022 no âmbito do Programa Apoiar e de uma nova linha.

Com o nome “Linha Consolidar + Turismo” e uma dotação de 30 milhões de euros, esta é uma medida «direcionada às micro e pequenas empresas do setor, que apresentem dificuldades em gerir divida contraída, designadamente durante a pandemia, a ser apresentada já nos primeiros dias de Janeiro», segundo o Governo.

Para o secretário de Estado, «ambas as medidas – com uma dotação global de 100 milhões de euros – são muito importantes e dão resposta às reivindicações do setor».

Nuno Fazenda anunciou também «uma vincada prioridade» dedicada às pessoas, nomeadamente na construção de uma agenda para a atração e qualificação de talento.

A importância desta medida justifica-se, nas palavras do secretário de Estado, pelo facto de «uma das principais dificuldades com que as empresas se deparam é a falta de pessoas e de mão de obra qualificada».

O secretário de Estado deixou ainda as linhas gerais que nortearão a sua ação: pessoas, empresas, território e coesão territorial, transição gémea – verde e digital – e o reforço da afirmação de Portugal no mundo.

 



Comentários

pub