Novo “Caderno do Arquivo” conta visitas do bispo D. Francisco Gomes de Avelar a Loulé

João Sabóia e Luísa Martins são os autores

O lançamento do “Caderno do Arquivo nº 18”, dedicado às visitas que o bispo D. Francisco Gomes de Avelar realizou às igrejas e capelas do concelho de Loulé (1790 a 1816), acontece este sábado, 17 de Dezembro, às 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

João Sabóia e Luísa Martins são os autores.

Resultantes dos procedimentos normativos das funções bispais, estas visitas foram registadas pelo cartório paroquial, resultando daí dois livros que se encontram no arquivo das paróquias de S. Clemente e S. Sebastião, no Centro Paroquial de Loulé.

Estes documentos foram agora transcritos para este Caderno por João Sabóia e Luísa Martins, acompanhados de um estudo introdutório. O prefácio coube a Carlos Aquino, pároco de Loulé e Querença.

João Manuel Martins Sabóia é licenciado em História e especializado em Ciências Documentais (Arquivo), pela Universidade de Lisboa. Foi Chefe de Divisão do Património Histórico (1990-1994) e de Bibliotecas e Arquivo Municipal, em Loulé (2006-2008) e diretor do Arquivo Distrital de Faro (1994-2004, 2008-2013). Apresentou comunicações em seminários e congressos nacionais e internacionais e tem diversa obra publicada em Portugal e no estrangeiro.

Luísa Martins é doutorada, investigadora no Cidehus da Universidade de Évora, investigadora colaboradora no projeto Diaita da Universidade de Coimbra e neste momento está a fazer o pós-doutoramento.

Atualmente trabalha no Arquivo Municipal de Lisboa, em regime de mobilidade. Apresenta conferências em colóquios internacionais e nacionais e tem obras e artigos publicados.

 



Comentários

pub