“Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar” é o mote para o Dia Internacional dos Museus 2023

Os museus são contribuintes fundamentais para o bem-estar e para o desenvolvimento sustentável das comunidades

O ICOM Internacional escolheu o mote “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar” para o Dia Internacional dos Museus de 2023, que se comemora a 18 de Maio.

«Os museus são contribuintes fundamentais para o bem-estar e para o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades. Como instituições confiáveis ​​e segmentos importantes no nosso tecido social compartilhado, eles estão numa posição única para criar um efeito cascata para promover mudanças positivas», salienta o ICOM (Conselho Internacional de Museus).

Há muitas maneiras pelas quais os museus podem contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: desde apoiar a ação climática e promover a inclusão até combater o isolamento social e melhorar a saúde mental.

Como foi destacado na Resolução do ICOM “Sobre a sustentabilidade e a implementação da Agenda 2030, Transformando nosso mundo” (Kyoto, 2019), todos os museus têm um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis, e podem fazer isso por meio de programas educacionais, exposições , divulgação e pesquisa da comunidade.

Desde 2020, o Dia Internacional dos Museus reflete o apoio aos ODS, sendo que a edição de 2023 irá focar os obvjetivos 3, 13 e 15.

Objetivo 3. Saúde e bem-estar globais: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, nomeadamente no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social;

Objetivo 13. Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos, adotando práticas de baixo carbono no Norte Global e estratégias de mitigação no Sul Global.

Objetivo 15. Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, ampliando as vozes dos líderes indígenas e conscientizando sobre a perda da biodiversidade.

Por isso, salienta o ICOM, «no dia 18 de maio, encorajamos todos os membros da sociedade civil a se unirem e realizarem todo o potencial transformador que os museus têm para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar!».

 

 



Comentários

pub