Morte e cuidados paliativos vão ser tema de conversa sem tabus em Portimão

No dia 19

Beber um café, comer um pedaço de bolo e falar… sobre a morte. A proposta parte da Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que vai promover um Death Café sobre os Cuidados Paliativos, em parceria com a Teia D’Impulsos, no espaço raiz, a sede desta associação, em Portimão, no dia 19 de Dezembro, entre as 18h00 e as 19h30.

«Porque haverá de ser um tabu falar sobre a morte?», questionam os organizadores do evento, que vão juntar à volta da mesma mesa vários convidados e representantes de instituições e associações que «desenvolvem um trabalho de proximidade nas comunidades onde se inserem», para falar do tema “Sentir Compassivo”.

Este Death Café «funcionará como um espaço acolhedor, de partilha e de reflexão», e pretende, desde logo, «desmistificar mitos e preconceitos associados à morte e aos cuidados paliativos», segundo os promotores do evento.

«Sensibilizar e informar para temas como as comunidades compassivas, doença avançada, final de vida e processo de morte», «contribuir para o envolvimento dos cidadãos no apoio à pessoa doente e respetivas famílias» e «promover a literacia em saúde nesta área tão específica do cuidar» são outras metas deste Death Café.

 

 



Comentários

pub