Lagos regista aumento da recolha seletiva de resíduos recicláveis

O concelho de Lagos regista 10 ecopontos por cada 1000 habitantes

O município de Lagos registou um acréscimo das quantidades de resíduos urbanos recolhidos de 4% desde 2015 e encontram-se atualmente nos 17%, de acordo com os dados apresentados pela ALGAR. 

Segundo a empresa que gere o sistema integrado de recolha seletiva, transferência, triagem dos materiais destinados à reciclagem, este é um valor superior comparativamente com a média da região, que se encontra nos 12%.

Lagos tem a segunda melhor taxa de desvio a par com Portimão, sendo que apenas Aljezur apresenta uma taxa de desvio superior a Lagos, nos 19%.

«Esta linha de crescimento positiva registada em Lagos contraria a tendência do Algarve, em que o valor de 2021 é inferior aos valores dos anos 2020 e 2019», refere o Município.

Relativamente ao número de ecopontos por habitantes, o concelho de Lagos regista 10 ecopontos por cada 1000 habitantes, valor que se mantém constante desde 2018, continuando a registar o número mais elevado do Algarve, em que a média está nos 9 ecopontos por cada 1000 habitantes.

«Este desempenho deve-se ao investimento que tem sido feito pelo município na expansão da rede de ecopontos, o que permitiu acompanhar e dar resposta ao aumento do número de habitantes», continua a autarquia, referindo que os valores per capita de retomas de recicláveis no Algarve é de 85 quilos/habitante/ano.

Lagos encontra-se, uma vez mais, acima desse valor, com uma retoma de 117 kg/habitante o que se traduz em 37,7% acima do valor médio.

«Comparativamente com os outros municípios algarvios, somos o 3º município da região com melhor valor de retoma de recicláveis em 2021, estando apenas atras de Aljezur e Vila do Bispo. Quanto às quantidades de recicláveis recolhidos em 2021, Lagos ficou na 4ª posição de município do algarve que mais reciclou, embora os três municípios com valores superiores (Portimão, Loulé e Faro) apresentarem capitações inferiores a Lagos», frisa ainda o Município, que considera que a colaboração da população é fundamental no sucesso alcançado

Em nota, a autarquia realça que, juntamento com a ALGAR, tem promovido uma série de iniciativas e projetos como campanhas de sensibilização à população em geral e ao comércio e restauração em particular, o alargamento da rede de ecopontos, o serviço “Algarlinha”, e a implementação do “Recicla +”, o novo projeto piloto de recolha porta-a-porta, financiado por fundos europeus, que incluiu a aquisição de 4450 contentores e quatro viaturas de recolha seletiva, abrangendo nesta experiência três municípios, entre os quais o de Lagos, onde o projeto está a servir a população residente na zona dos Montinhos da Luz.



Comentários

pub