Hospital Particular de Gambelas tem robô único em Portugal

Segundo o Grupo HPA Saúde, o robô «utiliza um jato de água de alta pressão, que desobstrui a uretra e melhora os sintomas urinários»

O Hospital Particular de Gambelas, do Grupo HPA Saúde, anunciou, esta terça-feira, 6 de Dezembro, um tratamento para a Hiperplasia Benigna da Próstata, com um novo robô. 

Este é mesmo o único hospital em Portugal com robô, usado para tratamento dos sintomas urinários no homem, que pode ser utilizado em todos os tamanhos de próstata, preservando a vida sexual e a continência.

Segundo o Grupo HPA Saúde, o robô «utiliza um jato de água de alta pressão, que desobstrui a uretra e melhora os sintomas urinários. Esta tecnologia é uma alternativa para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata, uma patologia muito frequente nos homens com mais de 50 anos e que está associada a múltiplos sintomas urinários».

«O sistema robótico Aquabeam permite a ablação de tecido prostático (HBP) por meio de jato de água de altíssima velocidade e elevada pressão (10.000 PSI), sem utilizar nenhum tipo de energia térmica, ao contrário das cirurgias endoscópicas clássicas (RTU-P) ou com laser», acrescenta.

Segundo o professor Tiago Rodrigues, que é médico urologista, «além da precisão e eficácia que este robô nos dá, permite-nos realizar mais intervenções num dia, de forma mais segura e com melhores resultados, sendo igualmente muito gratificante assistir à rápida recuperação dos doentes».

«Uma vez que todos os parâmetros estejam integrados, o robô realiza o procedimento de forma rápida, previsível e precisa (menos de 5 minutos – os atuais métodos levam cerca de 1 hora e 30 min). Após terminar, é colocado um cateter na bexiga, que geralmente é retirado no dia seguinte e o paciente recebe alta após 24 horas. Além do menor tempo de internamento, a preservação da vida sexual, nomeadamente da ejaculação, e a menor perda de sangue constituem importantes mais valias», explica o Grupo HPA Saúde.

César Santos, administrador do Grupo HPA e diretor da Unidade HPA Gambelas, diz que «a nossa preocupação passa sempre pela inovação que permita oferecer serviços de qualidade aos nossos utentes».

«Durante o ano de 2022, fomos a primeira unidade do país a realizar as “Biópsias Prostática por microecografia” e as “Micro-Ecografias Prostática Transrectal” em alta definição. Também iniciámos a terapia com “Ondas de Choque de Baixa Intensidade” para a disfunção erétil. Agora este novo robô reforça a nossa posição no patamar de excelência nos cuidados que prestamos», conclui.

 



Comentários

pub