Habituado «ao esquecimento», Faro também quer ajuda do Governo devido às cheias

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, esteve reunida esta sexta-feira, 9 de Dezembro, com os autarcas da Grande Lisboa

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, também quer que a capital algarvia seja incluída no pacote de apoios do Governo aos municípios afetados pelas inundações que, por enquanto, apenas tem os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML). 

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, esteve reunida esta sexta-feira, 9 de Dezembro, com os autarcas da AML e anunciou, no final, que o Governo vai apoiar os municípios afetados pelas cheias, como Lisboa, Oeiras e Loures.

Esse apoio, explicou a governante, vai depender «sempre do levantamento dos danos» que deve ser feito até 15 de Janeiro.

Mariana Vieira da Silva até foi questionada sobre se esta ajuda se iria estender a outros concelhos fora da Grande Lisboa – como Faro que teve inundações na passada segunda-feira -, mas a resposta foi apenas que o «Governo tem procurado sempre responder em cada momento às situações».

Ouvido pelo Sul Informação, o presidente da Câmara de Faro defendeu que o concelho também deve ser incluído nestes apoios – e até há essa possibilidade, segundo o autarca.

«Esta foi uma intempérie que ninguém estava à espera e o Estado serve para ajudar nos momentos difíceis», disse Rogério Bacalhau.

 

Foto: Samuel Mendonça | Folha de Domingo

 

«Já estamos habituados a algum esquecimento, mas vamos ver se, desta vez, a ajuda também vem para o Algarve», reforçou.

Questionado sobre a contabilização de todos os estragos deixados pela chuva em Faro, o presidente da Câmara disse que esse trabalho «ainda está a ser feito».

«Há alguns prejuízos avultados, mas ainda não temos os dados fechados», acrescentou.

No caso da Área Metropolitana de Lisboa, a gestão dos apoios será feita, em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo, que deverá ajudar os municípios a fazer o levantamento dos anos.

No Algarve, a CCDR também já está em contacto com a Câmara de Faro.

Ao Sul Informação, José Apolinário, presidente da CCDR/Algarve, disse que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional «está a acompanhar a situação».

«Já pedimos dados sobre a pluviosidade e acompanhamos esta posição da Câmara de Faro», concluiu.

 

 



Comentários

pub