Há um Planeta em Fúria e uma corrida especial para ver no Museu de Portimão

Saiba quem foram os vencedores da Corrida Fotográfica de Portimão

Foto: Bruno Gonçalves

Um “Planeta em Fúria” por causa das alterações climáticas, pela lente de Bruno Gonçalves, e os trabalhos premiados de mais uma Corrida Fotográfica, vão estar em exposição no Museu de Portimão, a partir de 11 de Dezembro, o Dia da Cidade portimonense.

Na sessão de dia 11, um domingo, para além da inauguração das duas mostras, vai ter lugar a entrega dos prémios aos vencedores da 22ª edição da Corrida Fotográfica de Portimão, na qual se inscreveram 131 amantes da fotografia nas modalidades presencial e online, de dez nacionalidades diferentes, «o que conferiu ao certame uma forte dimensão internacional», segundo a Câmara de Portimão.

Os prémios da edição presencial, que decorreu a 14 de Maio e deu aos participantes a «oportunidade de registar, através de um olhar atento e criativo, três fotografias sobre cada um dos oito temas propostos, relacionados com o património cultural e natural, as vivências, as gentes e os ambientes de Portimão», foram ganhos por Francisco Martins (1º prémio), Joana Pires (2º), Paulo Martins (3º), enquanto Erica Fernandes venceu o Prémio Jovem.

 

 

Na modalidade online – foi «mantida e alargada a participação à distância, a exemplo dos últimos dois anos de pandemia» -, José Oliveira ganhou o primeiro prémio, secundado por Dania Rodrigues e António Tendim, ao passo que Carolina Barata obteve o Prémio Jovem e Francisco Martins o Prémio Especial do Júri.

Os inscritos na modalidade online puderam enviar as suas 12 fotos de qualquer ponto do país e do mundo, sobre o tema genérico “Vida”, tendo como base os seguintes temas: A Incerteza da Vida; Resistência, Resiliência e Sobrevivência; Um Frágil Património; e Será isto que me faz feliz?

 

 

Na exposição, que pode ser visitada até 23 de Abril de 2023 (terça-feira das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00), são ainda exibidas as 12 melhores fotos de cada tema, oito da modalidade presencial e quatro da online.

A Corrida Fotográfica uma organização do Município e do Museu de Portimão, com os apoios do Musubmar/Ocean Revival, CLCC, Restinga, GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão, NAFA e Sul Informação, enquanto media partner.

 

 

Em simultâneo, será inaugurada no Museu a exposição “Planeta em Fúria”, com fotos do engenheiro do Ambiente Bruno Gonçalves, natural de Portimão, «cujo objetivo é sensibilizar para as profundas e severas alterações climáticas através de imagens que conjugam uma beleza inigualável, mas igualmente destruidora».

«Trata-se de uma oportuna exposição que, pelo facto de vivermos num contexto global, alerta e desafia os visitantes a tomarem parte ativa no desenvolvimento das ações necessárias, tendentes a minimizar a fúria planetária, em prol de uma vivência forma mais sustentável neste nosso e único planeta Terra», descreve a Câmara de Portimão.

Estas imagens de tempestades, vulcões, eventos e efeitos severos poderão ser vistas até 19 de Fevereiro, no horário de funcionamento do Museu de Portimão, numa organização do Município e do Museu de Portimão, com os apoios de Autorent, CityHome, Niobo e Seven Rabbits.

As duas exposições também podem ser visitadas virtualmente, no site do Museu de Portimão.

 

 

 



Comentários

pub