Faro ganha mais um parque canino

Junto ao Pavilhão Desportivo da Penha

A União das Freguesias de Faro inaugurou esta quinta-feira, 29 de Dezembro, o segundo parque canino da cidade, um projeto desenvolvido em parceria com a associação desportiva WallRide.

O parque está localizado junto ao Pavilhão Desportivo da Penha, ao lado do skate parque, e surge depois do sucesso do Parque Canino instalado, em 2019, no Alto de Santo António, na Rua de Berlim.

Com um horário de utilização das 8h00 às 23h00, este parque, com cerca de 1000 metros quadrados , é de entrada livre para todos os cães com mais de quatro meses, com o plano de vacinação em dia, desparasitados, chipados e com o seu registo e licença válida.

Além desta norma, os canídeos têm de estar sempre acompanhados e sob vigilância, sendo obrigatória a recolha imediata dos dejetos.

«Não é permitida a entrada a canídeos doentes, ou em tratamento, de raça perigosa ou potencialmente perigosa, ou com comportamentos agressivos», esclarece ainda a União de Freguesias, referindo que o atual parque  «visa dar resposta aos anseios manifestados por vários fregueses que expressaram a necessidade da criação de mais um local vocacionado para a diversão dos seus animais».

De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «os parques caninos são locais próprios para a permanência e circulação de cães sendo hoje em dia equipamentos absolutamente essenciais para que os cães gastem as suas energias para não desenvolverem comportamentos agressivos e destrutivos».

 

 

«De realçar que nem todas as pessoas possuem casas com terreno suficiente para que os cães possam correr à vontade sem trela e, para alguns donos, é difícil soltar os cães em zonas públicas pois corre-se o risco de eles irem para a estrada, fugirem ou saltarem para os transeuntes. Mesmo que não sejam agressivos, há cães que têm necessidade de procurar a atenção dos humanos para brincar saltando para estes. Isto pode ser algo desagradável e até mesmo perigoso para algumas pessoas, uma vez que um cão de grande porte pode saltar sobre uma criança ou um idoso e causar danos físicos indesejáveis», continua.

A União das Freguesias de Faro realça ainda que considera de crucial importância a criação deste parque canino, de forma a responder a uma necessidade cada vez mais evidente dos seus fregueses e contribuir assim para uma melhoria da qualidade de vida e do bem-estar animal.

 



Comentários

pub