ESGHT celebra 30 anos do Campus de Portimão da UAlg com «olhos postos no futuro»

Diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve tem grandes ambições para o Campus portimonense

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

É tempo de celebrar três décadas a ministrar cursos superiores em Portimão a alunos algarvios e de todo o país, mas também «um tempo de renovação», em que se olha para o futuro. Os 30 anos do Campus de Portimão da Universidade do Algarve vão ser oficialmente celebrados hoje, sábado, dia 3 de Dezembro, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a partir das 10h00, com uma Gala onde não faltarão testemunhos de quem por lá passou e se tornou parte desta «autêntica família».

Por esta casa, que tem sido desde sempre gerida pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), foram formados, ao longo dos anos, «mais de 2500 alunos» de todo o Algarve e de outras regiões do país, contou ao Sul Informação Alexandra Gonçalves.

«Há 30 anos que a ESGHT cumpre a missão de fazer um ensino descentralizado no Algarve. Esta é a única unidade orgânica da UAlg a funcionar, em simultâneo, em dois campi – na Penha e aqui em Portimão. Achámos que os 30 anos, por serem um número redondo, eram para celebrar, até porque estamos num momento de renovação total daquilo que aqui se faz», acrescentou a diretora desta escola da UAlg.

«Estamos a celebrar o passado, mas com os olhos postos no futuro», reforçou.

Para Alexandra Gonçalves, o que se tem feito em Portimão é «quase uma réplica da oferta formativa que existe em Faro».

Neste Campus, são oferecidos três cursos principais: as licenciaturas em Turismo e em Gestão, diurno e noturno, e um mestrado de Gestão de Pequenas e Médias Empresas.

Também existiu um CTESP em Gestão de Animação Turística, mas foi encerrado este ano letivo, depois de dois anos em que houve dificuldade em recrutar alunos.

«Precisamos de alicerçar a oferta de ensino superior no Barlavento, até porque temos uma população jovem em crescimento. Temos muitos jovens que não prosseguem estudos superiores e é importante criar novas ofertas para que estes jovens tenham acesso a um ensino nas áreas principais da região, mas também nas tendências que o mercado passou a solicitar, que passam muito pelas novas tecnologias e pelas áreas STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática», acredita Alexandra Gonçalves.

 

Alexandra Gonçalves – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«Hoje percebemos que a região precisa de ofertas diferenciadas. E elas já não passam, se calhar, só pela mesma unidade orgânica, a garantir o mesmo tipo de oferta em Faro e Portimão, mas talvez pensarmos em ir mais além», acrescentou.

Este sonho passa, em grande medida, pela construção de um novo Campus de Portimão, uma ideia que ganhou um novo fôlego recentemente, como o Sul Informação avançou, em primeira mão, em Agosto.

Renovar a oferta da UAlg em Portimão terá sempre de passar «por outras infraestruturas e por outras condições. Daí esta proposta no novo campus, para a qual, em boa hora, o sr. reitor, a presidente da Câmara e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve uniram esforços».

Em Agosto, Paulo Águas, reitor da universidade algarvia, admitiu ao nosso jornal que há vontade, há um terreno e há trabalho conjunto entre estas três entidades na busca de solução de financiamento para este projeto, que será sempre «de médio/longo prazo».

Os representantes máximos destas três instituições estarão, de resto, presentes na gala de amanhã.

«Vai estar o nosso reitor, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a presidente da Câmara, que nos recebe e acolhe sempre muito bem», revelou Alexandra Gonçalves.

A festa contará igualmente com «testemunhos de ex-estudantes, nomeadamente de Bruno Santos, da Catarina Fonseca e do Paulo Almeida, que até já foi diretor da Escola Superior de Peniche, de tecnologias do mar. Tirou aqui o curso de Gestão Hoteleira, quando ainda era aqui ministrado em Portimão».

«É importantíssimo trazer estes ex-alunos para testemunhar a importância que esta formação teve na sua vida», acredita a diretora da ESGHT.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

A gala inclui ainda «um momento de celebração dos fundadores deste espaço: o professor Ludgero Sequeira, que esteve na origem da criação deste Campus, o professor Figueiredo Santos, que foi o primeiro coordenador do polo e a dra. Cristina Bentes, que é funcionária mais antiga desta casa, onde continua a trabalhar, e que tem sido sempre um elemento essencial no apoio a coordenação de todos os serviços e na interação com os estudantes».

Música, pelo Grupo Fole, bolo, os parabéns e «tudo o mais que faz parte de uma festa de aniversário» também fazem parte do programa.

As comemorações dos 30 anos do Campus de Portimão da UAlg já contaram, ao longo de 2022, com um conjunto de palestras organizadas em parceria com a biblioteca de Gambelas, bem como com «um programa exaustivo de conversas, workshops e dinâmicas».

Hoje, será inaugurada no TEMPO uma exposição fotográfica comemorativa, que poderá ser vista até dia 11 de Dezembro.

 

 



Comentários

pub