Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos em São Brás de Alportel fecha devido à greve

Greve nacional foi convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P)

A Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, em São Brás de Alportel, encerrou esta terça-feira, dia 13, as suas portas, pois apenas três professores não fizeram greve.

A greve nacional foi convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P) e reúne docentes de todas as tendências políticas.

Esta paralisação acontece numa altura em que o Ministério da Educação está em negociações com os sindicatos, que se têm mostrado contra a maioria das propostas da tutela.

O Sindicato de Todos os Professores contesta as alterações ao modelo de concurso de colocação de professores e reclama melhoria das condições da carreira, nomeadamente no que diz respeito aos salários, às dificuldades na mudança de escalão, ao congelamento do tempo de serviço, entre outras.

O Governo quer manter os critérios de contratação de professores, mas pretende um novo modelo de colocação, transformando os concursos nacionais em listas municipais.

A integração de docentes será decidida por conselhos locais de diretores, que não vão contratar diretamente docentes. Para o ministro da Educação, estas alterações significam uma maior estabilidade dos professores.

O S.TO.P afirma que esta greve é uma “forma de luta inédita”. O protesto foi convocado na sequência de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, onde milhares de professores apoiaram a realização desta greve por tempo indeterminado.

Os outros sindicatos de professores, afetos à Fenprof, não aderiram a esta paralisação, apenas tendo agendado uma manifestação para Março de 2023 e vigílias em vários pontos do país.

 

 



Comentários

pub