Escola de Hotelaria e Turismo espalha solidariedade no Natal (e não só)

Solidariedade é palavra que está presente no programa desta escola

Uma recolha de bens entre a comunidade escolar, para entregar ao Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes), de Faro, e um “Chá Solidário”, em que os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) cozinharam para os utentes de um lar da 3ª idade, são dois gestos solidários desta escola, que servem para celebrar o Natal.

Neste natal, foram os utentes do Centro Cultural e Social da Paróquia de Santa Bárbara de Nexe que receberam a visita de alunos do curso de Gestão de Turismo 1º semestre e de Técnico(a) de Restaurante/Bar 1º ano.

«A visita incluiu um lanche, confecionado pelos alunos, e muito convívio e partilha de experiências entre os jovens e esta população mais idosa», segundo a EHTA.

Por outro lado, ainda está a decorrer a angariação de bens alimentares, produtos de higiene, agasalhos e material de desporto, que serão entregues em Janeiro ao Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes), a entidade escolhida para receber o resultado da união de esforços de toda a comunidade da EHTA, em 2022.

Os gestos solidários não são apenas para o exterior, mas também para dentro da comunidade escolar.

«Este natal foram sorteados, entre os alunos com dificuldades financeiras, vários Cabazes de Natal elaborados com produtos da escola e com bens alimentares e de higiene oferecidos pelos colaboradores e funcionários», segundo a escola de hotelaria algarvia.

Para Paula Vicnete, diretora da EHTA, «a sensibilização dos mais jovens para o mundo que os rodeia é muito importante e a EHTA procura dar esse exemplo. Durante todo o ano ajudamos o próximo, dentro das nossas possibilidades, sendo que na época natalícia esta ajuda é ainda mais expressiva. Estamos a formar jovens para serem futuros profissionais, mas também queremos formar boas pessoas, com sentido de solidariedade, humildade e empatia».

Ao longo do ano letivo, «são inúmeras as Instituições de Solidariedade Social que contam com o apoio da EHTA, apoio esse prestado de diferentes formas: cedência de espaços, entrega de bens e alimentos, campanhas de angariação e promoção de momentos de interação entre gerações», segundo a EHTA.

Todos os meses, são «mais de duas centenas» as refeições prontas a serem consumidas que saem deste estabelecimento e «acabam na casa de perto de 500 pessoas, através do apoio alimentar garantido pela Refood Faro».

«A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve é fundamental na ajuda que levamos a mais de meia centena de pessoas, num total de mais de 200 famílias. Especialmente porque são alimentos que nos chegam já confecionados. Quando a escola está fechada pra férias sentimos imenso a falta deste apoio», Paula Matias, coordenadora do Núcleo de Faro da Refood.

 



Comentários

pub