“Encontros do DeVIR” acabam com Sean Riley e The Legendary Tigerman e muito mais

O Festival Encontros do DeVIR é uma organização da DeVIR/CAPa

Sean Riley e The Legendary Tigerman, “a garota não”, Redo | NL, Lula Pena e José Laginha são os convidados do terceiro momento do “Festival Encontros do DeVIR” que se realiza de 14 de Janeiro a 25 de Fevereiro, no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro. 

Este ciclo é composto por concertos, performances e espetáculos de dança.

Depois de cumpridas as duas primeiras fases, num formato híbrido e com uma programação dirigida ao público escolar com o objetivo de sensibilização para a ecologia ambiental e social, o ciclo “d’Outra maneira”, que representa a fase final deste Festival, é destinado ao público adulto.

«Todos temos de mudar, de encontrar “Outra(s) maneira(s)” e não nos focarmos na ideia confortável e desresponsabilizante de ser os outros a mudar o Mundo e a invertera marcha galopante da crise climática, em direção ao não retorno. Fazer d’outra maneira é também assumirmos com firmeza a defesa da diferença e dos direitos dos seres humanos, dos animais e do reino vegetal», afirma José Laginha diretor artístico dos encontros do DeVIR.

O festival arranca no dia 14 de Janeiro com um concerto de Sean Riley com The Legendary Tigerman.

Na semana seguinte, “a garota não” canta a intervenção através de uma doce reflexão sobre os tempos que vivemos. Depois de ter lançado “2 de abril”, álbum de homenagem ao bairro homónimo onde cresceu, em Setúbal, “a garota” apresenta uma viagem social, política, de quem luta com o coração e dá corpo, alma e voz a um projecto absolutamente único.

No dia 28 de Janeiro, apresenta-se no CAPa Blurred Lines, um dueto de dança e música entre Redo (vencedor do Cisne no Dutch Dance Days 2020) e Dominique (vencedor do Dutch Music Prize 2020).

A cantora, guitarrista, compositora e intérprete portuguesa, Lula Pena também vai marcar presença no Festival a 11 de Fevereiro para apresentar temas do seu novo álbum “Archivo Pittoresco”.

O Festival termina no dia 25 com o espetáculo “e(u)co(m)lógica”, de José Laginha, uma trilogia sobre ecologia social e ambiental, que pretende promover uma mensagem de urgência – a necessidade de nos (re)pensarmos com vista à mudança.

Esta é a terceira e última parte desta 8ª edição do Festival Encontros do DeVIR, que reflete sobre a crise climática e os direitos humanos, através da reflexão a partir de várias expressões artísticas.

O Festival Encontros do DeVIR é uma organização da DeVIR/CAPa, estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direcção Geral das Artes, conta com a coprodução das autarquias de Faro e Loulé e tem parcerias nacionais e internacionais.

 



Comentários

pub