Depois do PDM suspenso, Câmara de Loulé compra terreno em Quarteira

A compra do terreno acontece depois de a autarquia ter, em 2019, suspendido o Plano Diretor Municipal (PDM)

A Câmara de Loulé vai comprar um terreno, por 1,5 milhões de euros, junto ao local onde decorre o mercado de fruta, em Quarteira, para aí criar uma área verde, com estacionamento subterrâneo. 

A compra do terreno acontece depois de a autarquia ter, em 2019, suspendido o Plano Diretor Municipal (PDM) para travar a construção de mais urbanizações.

Esta é uma zona que já tem um longo historial de propostas de urbanização.

Foi para aquele terreno que chegou a estar projetada a construção de prédios, bem como do Centro Cultural de Quarteira, num projeto do afamado arquiteto Eduardo Souto Moura, ainda na altura em que a Câmara era liderada por Seruca Emídio (PSD).

Assim, com a compra do terreno, a autarquia vai impedir a construção, projetando «um espaço verde para lazer que ficará integrado na estrutura ecológica da cidade, essencial para garantir o equilíbrio harmonioso, entre o edificado consolidado e as áreas de fruição e lazer».

Já o parque de estacionamento «será uma resposta importante para a crescente procura, seja devido ao elevado número de turistas que visitam a cidade, seja pelo aumento dos negócios ligados ao comércio e serviços, naquela área da cidade», diz a Câmara de Loulé.

Durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal, onde foi aprovada a proposta, Vítor Aleixo regozijou-se com esta iniciativa.

«Este momento tem um enorme significado. Foi uma bandeira política à qual nos dedicámos durante mais de duas décadas», disse.

«Desde 1998, na altura exercendo funções autárquicas no executivo municipal, que nos apercebemos que aquele terreno seria estratégico e muito importante, uma oportunidade única para descomprimir a carga urbanística elevadíssima que, já naquela altura, contribuiu para gerar uma imagem negativa da cidade», acrescentou.

Com esta opção irá a Câmara de Loulé contribuir para tornar a cidade mais sustentável, capaz de acolher e proteger a biodiversidade, ao «privilegiar a qualidade ambiental com a criação de um grande pulmão verde”, que permitirá diminuir as emissões de CO2, criando assim um ambiente mais saudável para as pessoas».

 



Comentários

pub