Cortelha volta a celebrar Natal com o tradicional Madeiro

Também o presépio de cortiça é tradição e pode ser visitado até 6 de Janeiro

O Madeiro de Natal da Cortelha, na Serra do Caldeirão, volta a ser aceso este sábado, 24 de Dezembro, às 16h00, no lardo da Associação dos Amigos da Cortelha. 

«A organização tem verificado que esta iniciativa se torna num elevado momento de confraternização entre todos os habitantes mas também visitantes, que nesta altura do ano acabam por subir a serra e vivenciar as tradições natalícias do interior algarvio, descobrindo no Madeiro de Natal da Cortelha um ponto de encontro para a partilha de histórias», refere a Associação, esclarecendo que o madeiro ficará aceso até 6 de Janeiro.

A esta tradição natalícia junta-se o presépio em cortiça, que também pode ser visitado até 6 de Janeiro. O presépio, que se encontra no largo da associação, foi inaugurado no passado sábado, 17 de Dezembro, e é fruto do trabalho da população local que recorreu à utilização de materiais da zona (cortiça, cana, musgo e pedras de ribeira) para a sua construção.

«O presépio desta aldeia da freguesia de Salir pretende espelhar o contexto global do significado do Natal, desde o caminho a percorrer pelos Reis Magos, até à cabana onde tradicionalmente se atribuí o nascimento de Jesus, passando pelo enquadramento do mesmo no meio rural. Será assim possível apreciar várias figuras em tamanho real, nomeadamente os reis magos nos seus camelos, assim como um burro e uma vaca», salienta ainda Associação dos Amigos da Cortelha.

 

 



Comentários

pub