Chuva põe água nas barragens do Sotavento, a Oeste nada de novo

Chuva forte não teve a mesma influência nas barragens dos dois “lados” do Algarve

As chuvas do início da semana passada fizeram aumentar de forma considerável a água armazenada nas barragens do Sotavento, mas a Barlavento (quase) nada de novo, segundo o mais recente boletim semanal de albufeiras do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, relativo à semana entre 5 e 12 de Dezembro.

As barragens de Odeleite e Beliche, ambas em Castro Marim, registaram um aumento de volume de 14 e 12 pontos percentuais, respetivamente, em relação ao final do mês de Novembro.

Neste momento, Odeleite, a segunda maior barragem da região, está com 43% da sua capacidade total, quando no fim de Novembro tinha 29,6% (os tais 14% de diferença), enquanto a de Beliche, que tem quase três vezes menos capacidade que a sua “vizinha”, está a 35% (antes, 22,9%).

Estas duas barragem constituem a sub-bacia das Ribeiras do Sotavento, que pertence à Bacia Hidrográfica do Guadiana, onde também se inserem barragens do Alentejo, nomeadamente a do Alqueva. Segundo o boletim os volumes armazenados nestas bacias é de 40,8% e 63,2%, respetivamente.

A subida do nível destas duas barragens era esperado, tendo em conta que as fortes chuvas que se registaram na passada semana causaram inundações na região do Sotavento e do Centro do Algarve.

No entanto, no dia 5, numa altura em que em vários concelhos mais a Este, principalmente em Faro, a Proteção Civil mãos a medir, tal era o número de ocorrências, em quatro concelhos do Barlavento – Aljezur, Vila do Bispo, Lagos e Portimão – não se registaram quaisquer problemas motivados pela chuva.

Os números confirmam que a pluviosidade nesta zona do Algarve não foi, nem de perto, nem de longe, tão significativa como no Sotavento e não chegou para alterar a preocupante situação das quatro barragens ali existentes.

A barragem de Odelouca, no concelho de Monchique, não registou alterações em relação ao final do mês passado, mantendo-se nos 31% de volume armazenado. Esta é a barragem com mais capacidade da região algarvia e pertence à Bacia Hidrográfica do Arade.

Situação idêntica regista-se noutra albufeira da mesma bacia, a do Funcho, que continua com 56% da sua capacidade total. Já a barragem do Arade subiu ligeiramente (diferença de 1%), para os 26% de volume armazenado.

A barragem da Bravura, a única da bacia das Ribeiras do Barlavento, também registou um aumento de um ponto percentual e está agora nuns ainda assim muito preocupantes 10% de volume.

 

 



Comentários

pub