Charolas dão as boas vindas a 2023 em Castro Marim

A iniciativa é promovida pelo projeto “Castro Marim (COM) Vida”, da associação Odiana

A tradição das charolas – as chamadas «janeiras à algarvia» – regressa no dia 1 de Janeiro a três localidades de Castro Marim: Furnazinhas, Alta Mora e Monte Francisco. 

A iniciativa é promovida pelo projeto “Castro Marim (COM) Vida”, da associação Odiana.

«O objetivo é preservar esta tradição oral, um dos domínios mais ricos do Cancioneiro Popular Português e ainda com grande expressividade no Algarve», explica a Odiana.

O canto das janeiras, a cargo do Grupo de Charolas dos Machados, inicia-se nas Furnazinhas, às 15h00 no Espaço Multiuso. Segue-se às 16h15 a localidade de Alta Mora, com paragem na sede da ARCDAA. A última paragem é na localidade de Monte Francisco às 17h15, no Clube Recreativo Campesino. O intuito é promover o convívio, valorizar as tradições populares e o combate à solidão dos idosos.

Esta é uma iniciativa do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», que surge no âmbito atividade 7 «Sénior Informado e em Segurança», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

 



Comentários

pub