Compra de terreno abre portas para construir o novo Centro Escolar de Vila do Bispo

Nova estrutura integrará o pré-escolar, o primeiro ciclo do ensino básico e a reabilitação da Escola E.B. 2,3

A reabilitação da Escola E.B. 2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo, construída nos finais dos anos 80, inícios dos 90, e por isso «muito antiquada», é a prioridade do projeto que vai ser feito, envolvendo o terreno que a Câmara Municipal acaba de comprar, para aí construir o Centro Escolar na sede do concelho.

Rute Silva, presidente da Câmara Municipal, assinou, no passado dia 19 de dezembro, a escritura da compra de um terreno junto àquela escola, pelo valor de 538.200 euros.

Com uma área de 12.312 metros quadrados, «a aquisição deste terreno representa um passo importante na concretização daquele equipamento escolar», salienta a Câmara Municipal.

Em declarações ao Sul Informação, Rute Silva explicou que se segue agora a fase da execução do projeto, que integrará o pré-escolar, o primeiro ciclo do ensino básico e a reabilitação da Escola E.B. 2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo.

A construção do futuro Centro Escolar, uma das prioridades de investimento do executivo, tem como objetivo «melhorar as condições de ensino e aprendizagem das crianças».

 

 

«A reabilitação da EB 2,3 é a nossa prioridade, recorrendo a fundos do PRR. Esta escola ainda tem vidros simples, os laboratórios são antigos, as salas de aulas já não estão preparadas para o ensino atual. O telhado já sofreu obras recentemente, para retirar o amianto, mas tudo o resto precisa de uma requalificação profunda, de modo a tornar a escola mais confortável e mais apetecível para os miúdos», acrescentou a presidente da Câmara de Vila do Bispo.

«O que pretendemos resolver é, acima de tudo, a questão térmica e da eficiência energética» do edifício, disse ainda a autarca, em declarações ao Sul Informação.

A prioridade seguinte é a escola do primeiro ciclo, «porque tenho os miúdos em contentores». «O nosso orçamento não é grande e, mesmo recorrendo ao PRR, temos de ir fazendo as obras do Centro Escolar por fases», salientou Rute Silva.

É que o concelho de Vila do Bispo é um dos únicos seis municípios portugueses que registaram, nos últimos dez anos, um aumento do número de crianças residentes (até aos 14 anos de idade). Segundo o Jornal de Notícias, Vila do Bispo registou um aumento de 19,3% da população desta faixa etária.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub