Em Alcoutim, a noite de Passagem de Ano volta a ser celebrada, como habitual, no Cais, com baile, fogo de artifício e um concerto que promete animação até de madrugada.
«Temos tido a preocupação de criar, em Alcoutim, este acontecimento de final do ano que permite que as pessoas se juntem e se concentrem ali, dando-lhes a possibilidade de não ter de procurar alternativas fora da vila e do concelho», explica ao Sul Informação o presidente da Câmara Osvaldo Gonçalves.
O programa deste ano inclui baile com Valter Reis, a partir das 21h30, fogo de artifício, às 00h00, e animação com o Grupo Musical Quarta Série, a partir das 00h10.
Esta é uma festa que já se realiza desde 2013 e que regressa agora, após dois anos de pandemia que impossibilitaram a sua realização.
«Este ano, é um regresso àquilo que ambicionamos que seja a normalidade dos reencontros», continua o autarca de Alcoutim, referindo que o recinto tem ainda uma oferta de bar numa tenda onde a população e visitantes podem também organizar o seu próprio jantar.
A proximidade com Espanha, permite que, por vezes, em Alcoutim se celebrem duas Passagens de Ano (uma às 23h00 e outra às 00h00 de Portugal), mas, segundo o edil, esta característica faz também com que, nesta data, não sejam muitos os habitantes do país vizinho a vir até Alcoutim.
«De qualquer das formas, os espanhóis são sempre bem-vindos e a verdade é que, habitualmente, costuma haver uma participação significativa nas nossas festas», refere Osvaldo Gonçalves.
Apesar de não haver forma de contabilizar quantas pessoas participam no evento, uma vez que a entrada é gratuita, o presidente da Câmara afirma que todos os anos se juntam «umas boas centenas no Cais», algo que espera que se repita este ano.
Comentários