Amigos do Museu de Portimão designam os seus primeiros 4 sócios honorários

Decisão foi aprovada esta sexta-feira, dia 9, em Assembleia Geral,

Helder Mendes e José Gameiro – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Margarida Tengarrinha, António Feu, Helder Mendes e José Gameiro são os quatro primeiros sócios honorários designados pelo Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP).

A decisão foi aprovada esta sexta-feira, dia 9, em Assembleia Geral, pelos sócios do GAMP, por unanimidade e aclamação.

Na cerimónia apenas estavam presentes o antigo realizador da RTP e mergulhador Helder Mendes, bem como o diretor científico do Museu de Portimão José Gameiro.

De acordo com os estatutos do Estatutos do GAMP, os sócios honorários são «personalidades e entidades de renome nacional ou internacional, cuja ação notável esteja de acordo com os objetivos da associação GAMP».

Margarida Tengarrinha, sócia fundadora e vice-presidente da Assembleia Geral do GAMP, foi distinguida com esse estatuto «pelo seu exemplo de vida de resistência e de grande sacrifício pessoal pela causa da liberdade e pela defesa dos direitos dos mais desprotegidos».

«No campo cultural e cívico, para além de ter sido sua a primeira exposição temporária deste Museu -“Metamorfoses”- aquando da sua inauguração, o seu percurso ligado às artes visuais, ao ensino, à investigação, à história da região é bastante relevante».

«O seu gesto, enquanto doadora de várias obras de arte da sua autoria e de pintores algarvios, como Samora Barros, ao Museu de Portimão, é demonstrativo de uma intervenção particularmente meritória e altruísta, cumprindo-se assim o objetivo desta proposta de designação como sócia-honorária».

António Feu é o atual presidente da Assembleia-Geral do GAMP. «Além da sua notável carreira desportiva nas mais variadas modalidades, possui uma forte ligação a este museu e à sua antiga fábrica, como ativo e dinâmico industrial da “Sociedade Feu Hermanos”, pela sua intensa colaboração no desenvolvimento do conhecimento histórico, em especial da atividade conserveira».

«Dentro do seu contributo para o enriquecimento das coleções e do património cultural do Museu de Portimão, merece especial destaque a importante doação do documentário “O Jogo da Sardinha”, realizado nas suas fábricas de Santo António e São Francisco, em exibição no núcleo “ A Vida Industrial e o Desafio do Mar” da exposição principal: “Portimão:Território e Identidade“».

Como sócio-fundador do Grupo de Amigos do Museu de Portimão, António Feu «ilustre cidadâo, é uma forte referência para a nossa associação, preenchendo todas as características para esta designação».

 

 

O terceiro sócio honorário é «o antigo realizador da RTP, o historiador Helder Mendes, pelo seu relevante contributo, com particular destaque para o conhecimento do património marítimo e subaquático, não apenas do estuário do Rio Arade, mas  do Algarve e de todo o país».

«As suas tertúlias aqui realizadas  “Os Barcos do Rio Arade“, “Almadrava – A Pesca do Atum”” e “Homens na Falésia” foram disso excelentes exemplos e autênticas lições de história».

«Igualmente relevante foi a oferta do seu documentário “Os Barcos do Arade”, aquando das dragagens dos anos 70 e patente no núcleo expositivo “Rio Arade: uma Porta para o Mediterrâneo”, bem como a doação de uma ânfora romana por si recuperada no nosso contexto subaquático, atualmente depositada no Museu e enriquecendo a coleção arqueologica».

«Além das várias distinções cinematográficas nacionais e internacionais p.ex. no Concurso de Documentarios da Natureza da União Europeia, Helder Mendes é por todas estas razões merecedor desta designação como sócio honorário».

O quarto sócio honorário é José Gameiro, o atual diretor científico do Museu de Portimão e um dos principais responsáveis pela criação e instalação deste Museu, inaugurado a 17 de maio de 2008».

«Considerado pela APOM-Associação Portuguesa de Museologia como “Museólogo do Ano 2022”, esteve desde sempre ligado à museologia nacional e europeia, como membro da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus ICOM Portugal, sendo convidado em 2011, após a atribuição do Prémio Conselho da Europa em 2010 ao Museu de Portimão, para integrar o Júri do Prémio Museu Europeu do Ano e do Prémio Museu Conselho da Europa, tendo sido nomeado presidente do referido Júri entre 2015 e 2018».

«Pertence ao Grupo Coordenador da RMA-Rede de Museus do Algarve e é membro da Secção dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial (SMUCRI) do Conselho Nacional de Cultura, tendo sido convidado enquanto personalidade de reconhecido mérito».

A Assembleia Geral do GAMP, que decorreu no auditório do Museu de Portimão, serviu ainda para aprovar, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento, para o ano de 2023, bem como uma alteração ao artigo 15º dos Estatutos, permitindo que os membros da direção possam ser eleitos por mais de três mandatos sucessivos.

 

 



Comentários

pub