AM de Tavira congratula Ana Isabel Santos por Prémio Nacional de Arquitetura

A proposta de voto de congratulação foi apresentada pelo grupo do PSD

A Assembleia Municipal de Tavira aprovou, na sua sessão de 19 de Dezembro, um voto de congratulação a Ana Isabel Nascimento Santos pela conquista do Prémio Nacional de Arquitetura – Forma, na categoria Jovens Emergentes.

Ana Isabel Santos nasceu em Tavira corria o ano de 1990, tendo frequentado a Licenciatura com Mestrado Integrado em Arquitetura pela Universidade de Évora.

No passado dia 26 de outubro, a jovem arquiteta conquistou o Prémio Nacional de Arquitetura – Forma, na categoria Jovens Emergentes, com o projeto da Casa das Janelas Verdes, em Lisboa, que visa a reconversão de uma antiga galeria de arte em habitação permanente.

Este prémio, organizado pela plataforma de concursos IF – Ideas Forward e da Revista AP – Anteprojetos, conta com o apoio institucional da Ordem dos Arquitetos, da Secretaria de Estado das Infraestruturas e da Habitação, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, da Direção Geral do Património Cultural, da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, da Direção Geral do Território, da Universidade de Lisboa, da Casa da Arquitetura, da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros parceiros comerciais da área da construção.

Ana Isabel Nascimento, entre 2013 e 2014, representou Portugal pela Universidade de Évora nos workshops internacionais ERASMUS Intensive “Paris Fortified Places” organizados pela École D’Architecture Paris – Malaquais (França) e participação da Universidade de Sevilha (Espanha) e da Universidade de Veneza (Itália) e, depois em Marrocos no workshop “Landscape and Architecture. The Medina of Safi: Rehabilitation of river Oued Chebba.”, organizado pela Université Cadi Ayyad – Marrakech (Marrocos) e participação da Universidade de Berkeley (USA).

Em 2015, concluiu a dissertação “Tavira, Patrimónios do Mar – da Ribeira à casa nobre de quinhentos – o caso dos “telhados de tesouro”, sob orientação do Arq. Pedro Oliveira (Universidade de Évora) e coorientação do Prof. Dr. João Rosa Vieira Caldas (Instituto Superior Técnico).

Nesse mesmo ano, integrou a equipa do ateliê José Adrião Arquitetos onde concluiu o Estágio de Acesso à Ordem dos Arquitetos e colaborou posteriormente como arquiteta em diversos projetos de reabilitação de espaço público e/ou de edifícios públicos e privados de que se destacam: – Revitalização do Centro Urbano de Loures (Concurso Público promovido pela CM Loures); – Revitalização do Centro Urbano de Camarate (Concurso Público promovido pela CM Loures); Requalificação da Alameda Ricardo Espírito Santos, “Praça Fonte Nova” Inserido no Programa “Uma Praça em Cada Bairro” (Concurso Público promovido pela CM Lisboa); – Reabilitação de Edifício Unifamiliar na Rua dos Douradores, inserido na Baixa Pombalina, em Lisboa; – Concurso de Conceção para o Parque Urbano da Praça de Espanha, em Lisboa; – Concurso de Requalificação da Praça do Martim Moniz, em Lisboa; – Reabilitação da Casa Fernando Pessoa, (Concurso Público promovido pela DGArtes – Ministério da Cultura).

 

Em paralelo à prática de projeto, Ana Isabel Santos colaborou como fotógrafa de arquitetura e desenvolveu, a título pessoal, investigação teórica acerca dos valores culturais e arquitetónicos da arquitetura tradicional e vernacular do Algarve, participando em diversos seminários, colóquios e congressos nacionais e internacionais.

Daí resultou a publicação de diversos artigos científicos redigidos com base nas comunicações apresentadas, de que se destacam: – Comunicação no Colóquio Internacional de Arquitetura – “Tradição e Vanguarda”, em Lisboa, organizado pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) de que resulta o artigo “Telhados de Tesouro de Tavira – Modelos e Tipologias de Casas Nobres da Ribeira com telhados múltiplos” em 2016; – Comunicação no Congresso Internacional – “Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental”, em Mértola, organizado pelo Campo Arqueológico de Mértola, Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, UALG e Laboratoire d’Archéologie et d’Architecture Maghrébines, de que resulta o artigo “Telhados de tesouro da Ribeira de Tavira – Modelos e Tipologias de Casas Nobres entre os séculos XV e XVI” em 2020.

Ainda neste âmbito, recebeu em 2015 o convite da Câmara Municipal de Tavira para integrar a Comissão Científica dos 500 Anos de Elevação de Tavira a Cidade e, mais tarde, em 2018, a convite da DGPC (Direção Geral do Património Cultural) apresentou o tema “Telhados de Tesouro do Algarve”, no âmbito da reportagem da RTP aquando da celebração do Ano Europeu do Património Cultural.

Em 2018, funda os MESA Atelier juntamente com os arquitetos João Varela, João Tavares e Paulo Dias. A equipa passa a defender que a abordagem a cada projeto deve exprimir o reconhecimento do território, os seus valores e os elementos que o caracterizam.

Esta metodologia permite atribuir a cada uma das intervenções características únicas de valorização e entendimento dos elementos construídos e biofísicos.

Fazendo de cada projeto único, pelo emprego de matérias-primas locais, estudo das técnicas construtivas da arquitetura vernacular, com base na economia de recursos e valores presentes em cada edificação ou paisagem envolvente, onde encontram o fio condutor para a maioria das abordagens e intervenções.

Desta colaboração resultou a participação em diversos concursos nacionais e internacionais de que se destacam: – 1º Prémio no Concurso Internacional de Arquitetura para um Spa de Natureza na Letónia – “Blue Clay Country Spa, Latvia”, organizado pela plataforma Beebreeders em 2017; – 1º Prémio no Concurso Público para Conceção e Construção da Casa Mortuária de Barrancos, promovido pela Câmara Municipal de Barrancos, com assessoria técnica da Ordem dos Arquitetos em 2019; – 2º Prémio no Concurso Público para a Reabilitação do Mercado Público de Vila Franca do Campo, promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, com assessoria técnica da Ordem dos Arquitetos em 2021;

O prémio mais recente foi o Prémio Nacional de Arquitetura – Forma, na categoria Jovens Emergentes.

A proposta de voto de congratulação foi apresentada pelo grupo do PSD.

 



Comentários

pub