Aljezur recebe Mercadinho de Natal

Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur regressa à organização das comemorações natalícias no concelho com um Mercadinho de Natal ao ar livre

A celebração do Natal está de volta a Aljezur. O Mercadinho de Natal acontece já esta semana, nos dias 16, 17 e 18 de Dezembro, desta vez numa versão exterior, no Jardim Urbano da Igreja Nova, mas com uma oferta diversa, animada e para todas as idades.

Após uma pausa forçada de dois anos, a Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur regressa à organização das comemorações natalícias no concelho com um Mercadinho de Natal ao ar livre, ao invés da habitual Feira de Natal realizada no Espaço Multiusos de Aljezur.

«A aposta continua num conceito local, artesanal, de economia circular e com a oferta de produtos regionais, sustentáveis, alimentação saudável e artistas locais numa perspetiva de proximidade. Se quer fugir aos grandes centros de produtos massificados, a probabilidade de encontrar uma prenda original, que marque a diferença, com valor artístico e ecológico, é muito alta no Mercadinho de Natal de Aljezur!», salienta a Tertúlia.

 

 

Esta edição traz artesãos com produtos tais como lãs e tecelagem, velas artesanais, cosmética natural e ervas medicinais, almofadas terapêuticas, joalharia de autor, cogumelos gourmet, ilustração, cerâmica japonesa, roupa upcycling, plantas, cestaria, tapetes e muito mais artesanato diverso para descobrir no local.

O programa de animação inclui dois concertos com o projeto «Vizinhos», música de fusão latino-americana e caraíbas, OLL Small Ensemble, formação de jovens da Orquestra Ligeira de Lagos com jazz, funk e temas de Natal pela incrível voz de Carina Lima e 1 Dj Set de Papajuju, com André Junior que nos traz música do mundo worldelectro com instrumentos tocados ao vivo.

Na música, haverá ainda atuações do Coro do Entrelaçar, de Rogil e Odeceixe, e do Coro da Gente de Barão de São João e uma performance do projeto ST All Stars, dinamizado pela Taipa, de São Teotónio, com jovens imigrantes.

Na dança e teatro, haverá o grupo infanto-juvenil Outside the Box, com uma apresentação de Hip Hop, e ainda os Story Forest, com a peça “The Meaning of Christmas”.

 

 

Numa perspetiva pedagógica e de envolvimento direto com a comunidade, esta edição também oferece um programa de oficinas para todas as idades com a Oficina de Ervas Medicinais com o projeto Naturaleza, a Oficina de Ritmos Africanos com Arantxa Joseph, a Oficina de Origami com Ana Luísa & João Mar e duas Oficinas de Suporte Básico de Vida com a Escola de Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Aljezur.

Comida e bebida não podem faltar. Este ano, haverá Caldeira Negra, com o seu foodtruck com o melhor da comida vegana e vegetariana com as suas famosas seitanas e falafel, a Mania que, além da sua cerveja artesanal, ainda traz um Vinho Quente alemão delicioso para aquecer os nossos corações, Os Sabores das Mamy’s, com doces e salgados caseiros.

Música, concertos, teatro, oficinas, comes & bebes, o tradicional vinho quente, programas infantis e uma pista de gelo + castelo insuflável farão no próximo fim de semana Aljezur entrar no Natal da melhor maneira!

O Mercadinho de Natal de Aljezur 2022 é uma co-organização entre o Município de Aljezur e a Tertúlia – Associação Sócio-Cultural de Aljezur, em parceria com a Junta de Freguesia de Aljezur e com os apoios JM.Monteiro Filho, Rubis Gás e Crédito Agrícola.

 

PROGRAMA

SEXTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO
Horário de funcionamento do Mercadinho: 17:00 – 21:00
17:00 Abertura: Coro do Entrelaçar Rogil/Odeceixe
18:00 Música: performance ST ALL STARS – projecto TAIPA
19:00 Concerto: VIZINHOS fusão, folclore latino & caraíbas

SÁBADO, 17 DE DEZEMBRO
Horário de funcionamento do Mercadinho: 10:00 – 21:00
11:30 Oficina: Naturaleza: Ervas Medicinais (Medicinal Herbs) com Daphna Givon & Arturo
14:00 Oficina: Suporte Básico de Vida com Escola de Cadetes dos Bombeiros Voluntários de aljezur
15:00 Oficina: Ritmos Africanos com Arantxa Joseph
16:00 Dança: Hip Hop com OUTSIDE THE BOX
16:45 Teatro: “The Meaning of Christmas” by Story Forest
19:30 Concerto: OLL Small Ensemble da Orquestra Ligeira de Lagos Jazz, Funk e natalícios

DOMINGO, 18 DE DEZEMBRO
Horário de funcionamento do Mercadinho: 10:00 – 17:00
11:00 Oficina: Suporte Básico de Vida com Escola de Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Aljezur
12:00 Oficina: Origami com Ana Luísa e João Mar
14:30 Cincerto: Coro da Gente Barão de São João
15:00 Encerramento: PAPAJUJU DJ Set worldelctro + música ao vivo

 



Comentários

pub