Albufeira espera mais de um milhar de participantes no Grande Prémio e Corrida de Natal

Inscrições podem ser feitas até 15 de Dezembro

Albufeira espera receber mais de um milhar de pessoas para participar no Grande Prémio de Natal Cidade de Albufeira e na Marcha/Corrida do Pai Natal, que se realizam no próxima dia 18 de Dezembro.

O Grande Prémio é uma prova de atletismo aberta a todos os atletas que queiram testar a sua resistência numa vertente competitiva. A prova, com uma extensão total de 9 quilómetros (km), é organizada pelo Clube Desportivo das Areias de São João em parceria com o
Município de Albufeira, contando com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve – AAALGARVE, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e das empresas EC Travel, Padaria do Cerro e Rego Billiards.

Já a Marcha/Corrida do Pai Natal, organizada pelo Município em colaboração com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, é uma prova com dois percursos à escolha, de 5 e 9 km.

A concentração dos atletas para as duas atividades desportivas está marcada para as 9h00, no Mercado Municipal dos Caliços, com o tiro de partida às 10h00.

De acordo com o Município, podem participar no Grande Prémio de Atletismo Cidade de Albufeira atletas de todos os âmbitos desportivos (federados, Inatel, Escolar, Militar e Popular), individuais e/ou coletivos como equipas, grupos, ginásios e famílias, dos escalões de juniores, seniores e veteranos.

 

José Carlos Rolo, presidente da Câmara, recorda que «após dois anos em que estivemos impossibilitados de organizar o evento devido à COVID, finalmente há condições para retomarmos a normalidade, claro que com as devidas precauções».

O autarca prevê assim que o evento desportivo reúna em Albufeira mais de um milhar de participantes e sublinha que a Marcha/Corrida do Pai Natal é um evento desportivo «importante que integra o Calendário de Marchas/Corridas do Algarve para esta época do ano».

«É muito bom podermos voltar a ter as nossas ruas e avenidas repletas de atletas federados e não federados, bem como aquelas pessoas que todos os anos costumam reunir a família e os amigos, vestindo-se a rigor, com a camisola e o barrete de Pai Natal, para embarcar numa manhã de desporto, convívio e animação».

Quem participar deverá levar bens alimentares para doar a uma instituição de solidariedade do concelho.

Cristiano Cabrita, vereador responsável pelo pelouro do Desporto, destaca que «esta é uma festa do desporto, que visa incentivar a prática da atividade física para todos”.

«O desporto não é só competição», sublinha, «é uma atividade que deve fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos e que é essencial para a promoção da saúde (física e mental), a criação e fortalecimento de laços de amizade, a partilha, o incentivo ao associativismo e à solidariedade».

«Albufeira tem todas as condições para que tal aconteça, temos feito um enorme investimento ao nível das infraestruturas desportivas, da organização de grandes eventos, mas também de eventos desportivos para todos, daí a importância e a nossa convicção na nossa candidatura a capital europeia do desporto», diz ainda o vereador.

O Grande Prémio de Natal Cidade de Albufeira prevê prémios para os três primeiros classificados, por escalão e género, sendo que haverá prémios monetários para os cinco primeiros classificados da geral feminina e masculina da competição de 9 km. Há, também, presentes de Natal para todos os participantes.

As inscrições para o Grande Prémio de Natal devem ser efetuadas diretamente na página da Associação de Atletismo do Algarve , até 15 de Dezembro. Para quem optar por participar na Marcha/Corrida do Pai Natal, as inscrições são gratuitas, devendo ser efetuadas através do email [email protected], com indicação de nome, data de nascimento e NIF, ou através dos telefones 289 599 637 ou 289 599 506.



Comentários

pub