Walk & Art Fest em Barão de São João é muito mais que só caminhar

Festival de caminhadas, arte e bem estar termina este domingo

O Walk & Art Fest, que está a decorrer em Barão de São João (Lagos) desde sexta-feira e termina este domingo, 6 de Novembro, é muito mais que só caminhar. E já não seria pouco se ficasse por aí.

Barão de São João é uma aldeia muito ligada às artes, devido à vasta comunidade de artistas de todas as nacionalidades que aí se têm radicado nos últimos anos. Por isso, caminhar pelas suas ruas e até pelos trilhos pelo meio da Mata Nacional é andar em permanente descoberta de arte, às vezes em locais menos prováveis.

Além das caminhadas e dos percursos em bicicleta btt, mais ou menos longos conforme os guias e a estaleca dos participantes, o festival oferece atividades mais curtas, à descoberta da arte ou do património histórico-arqueológico, geológico, botânico, faunístico.

Há igualmente workshops sobre temas diversos, como cozinha vegan, cianotopia, semear e cuidar da floresta, sessões de terapia florestal ou de poesia, intervenções de landart, Tai Chi, Yoga,caça ao tesouro, dançar na natureza.

Continuando o mural que começou no ano passado, o artista Jorge Pereira, com vários ajudantes mais ou menos empenhados, continuou a sua obra numa das paredes do Centro Cultural de Barão de São João, onde funciona o secretariado do Walk & Art Fest.

Este festival é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lagos e da Associação Almargem, que conta, mais uma vez, com a parceria da comunidade artística local.

A iniciativa integra o calendário do evento Algarve Walking Season (AWS) onde se incluem mais três festivais de caminhadas existentes na região: Walking Festival Ameixial, Festival de Caminhadas de Alcoutim e Festival de Caminhadas de Monchique (que vai decorrer de 1 a 4 de Novembro).

O AWS é uma iniciativa coordenada pela Cooperativa QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, apoiada pelo Turismo de Portugal e pela Região de Turismo do Algarve.

 

 

 



Comentários

pub