“Vizinhes sem fronteiras” em palco nas ruinas romanas de Milreu

Nos dias 19 e 20 de Novembro

Os grupos de teatro comunitário “Teatro de Vizinhes de Faro” e “Quarteira Fora da Caixa” sobem a palco nos dias 19 e 20 de Novembro, às 15h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em duas apresentações integradas no projeto DiVaM, da Direção Regional de Cultural do Algarve.

Os dois grupos, coordenados pela Janela Aberta Teatro (JAT), estreiam novas criações, fruto das ideias, dinâmicas e jogos teatrais desenvolvidos nos ensaios/encontros semanais e sintetizados artisticamente por Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo.

O Grupo Teatro de VizinhEs de Faro apresenta o espetáculo “Ouvi dizer”, que centra a sua história num mundo aparentemente longínquo, mas não demasiado, no dia em que a água acabou.

Já o Grupo Quarteira Fora da Caixa apresenta o espetáculo ‘Aluga-se’, que conta a história de uma comunidade que aluga as suas casas a turistas e fica sem lugar para onde ir: uma peça crítica sobre os alugueres no Algarve, procurando promover a reflexão e diálogo, através do teatro.

A voz do coletivo é também dinâmica central do teatro comunitário e é assim exaltada através do canto, que, no caso do grupo de Faro, conta com a coordenação musical/vocal de Ilda Nogueira Martins.

O projeto pretende apoiar a ideia de arte e transformação social, com mais de 60 vizinhos-atores e vizinhas-atrizes a atuarem num lugar de memórias de uma outrora Villa romana, onde viveram várias comunidades deixando marcas dos seus hábitos, rituais e ofícios, agora legado para conhecimento e interpretação da nossa história.

O projeto “Vizinhes sem fronteiras” conta com o apoio do Programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia de Quarteira, da Câmara Municipal de Loulé e do Município de Faro.



Comentários

pub