Um “Coral Branqueado” de Vanessa Barragão é a nova aquisição do Ocean do Vila Vita

Artista algarvia concebeu uma tapeçaria de arte sustentável especificamente para o restaurante de 2 estrelas Michelin do chef Hans Neuner

Chama-se “Coral Branqueado” e pretende ilustrar «a profunda ligação existente com o oceano comum entre a artista e o chef Hans Neuner». Uma peça de tapeçaria da artista algarvia Vanessa Barragão, «especialmente idealizada e confecionada» para o Ocean, do Vila Vita Parc, já pode ser vista neste restaurante com 2 estrelas Michelin.

Segundo o Vila Vita Parc, esta peça de arte sustentável, confecionada com fio inutilizado e reciclado, consiste numa «mistura silenciosa de tons de branco naturais, cremes e cores neutras com corais arborícolas a formarem-se em fios pendurados soltos e sem vida».

Dentro do trabalho, a artista usou «uma técnica totalmente nova de implementação de luzes LED individuais com luz reduzida».

Com esta iluminação, a artista quis representar o que se chama «branqueamento do coral, que é causado por um aumento da temperatura que expulsa as algas» e que é um dos «efeitos diretos das alterações climáticas nos recifes de coral».

Na peça as luzes representam «pequenos olhos a gritar por ajuda, morrendo lentamente à medida que o zooxanthellae alage [organismo unicelular fotossintético existente nos corais] é expulso».

 

 

Este sistema de iluminação interna suave «também criará o seu próprio efeito ambiental sem a necessidade de uma luz projetada sobre a peça e todos os materiais utilizados dentro da peça são reciclados, enviando uma mensagem de sustentabilidade».

«Quando estava no Porto, numa das vezes que vim ao Algarve, fomos convidados pelo Vila Vita Parc para ver o resort e soube que era no restaurante Ocean que eu realmente queria ter o meu trabalho instalado, pois faz sentido ter a minha peça num lugar que reflita e equilibre a minha prática artística», ilustra Vanessa Barragão.

«Esta é uma peça única, uma peça muito especial e eu quero que esteja num lugar especial. Sinto que esta peça é suficientemente forte para melhorar toda a experiência gastronómica em harmonia com o interior do restaurante», acrescenta a artista.

A artista, que atualmente vive em Albufeira, é conhecida internacionalmente pelas suas tapeçarias, tapetes e penduras de parede, «de trabalho intensivo e requintado, espalhadas por vários países, com peças encomendadas pelo Aeroporto de Heathrow, o Jardim Botânico Kew Royal ou mais recentemente adquiridas pela conhecida cantora Rihanna».

Todas as peças são fabricadas utilizando «técnicas têxteis baseadas em práticas ancestrais, tais como gancho de fecho, croché, feltro, tecelagem, bordados e macramé, a passar uma mensagem ambiental».

Esta colaboração «vem na continuidade da missão do Vila Vita em apoiar e dar a conhecer talentos locais no resort e pretende também sensibilizar para a fragilidade deste ecossistema nos dias de hoje».

 

 

 



Comentários

pub