Silves alarga compostagem comunitária a todas as freguesias

Compostores entram em funcionamento a 5 de Dezembro

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Todas as freguesias do concelho de Silves passam a ter compostores comunitários, cuja entrada em funcionamento terá início no próximo dia 5 de Dezembro.

Os residentes das freguesias de Silves, Armação de Pêra, União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra e União de Freguesias de Algoz e Tunes, irão passar a ter a possibilidade de separar os biorresíduos na origem e a trata-los localmente, reduzindo assim a pegada ecológica e a deposição em aterro: algo que já era feito nas freguesias de São Marcos da Serra e de São Bartolomeu de Messines.

Através da compostagem, os resíduos depositados irão sofrer uma degradação, transformando-se em fertilizante natural. O composto obtido será aplicado localmente nos jardins municipais, «contribuindo para a responsável gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental», refere a autarquia.

Para aderir à compostagem comunitária, os munícipes devem preencher a ficha de inscrição disponível no portal do Município e enviá-la para o email [email protected], ou entregá-la presencialmente na Câmara Municipal de Silves ou nas Juntas/Uniões de Freguesias do concelho.

Numa fase posterior, os munícipes inscritos irão receber um kit de compostagem constituído por um balde de apoio e um guia com instruções.

Os compostores ficam localizados na Av. António Sérgio (Silves), Rua da Horta (Algoz), Urbanização do Olival (Tunes), Praceta do Mercado (Alcantarilha), Rua Pêra de Cima (Pêra), Urbanização Quinta dos Arcos (Armação de Pêra), Rua do Estádio Municipal e Parque de Feiras (São Bartolomeu de Messines) e Área de Serviço de Autocaravanas (São Marcos da Serra).



Comentários

pub