Saramago celebrado em Loulé com “A Maior Flor do Mundo”

Na quarta-feira

O centenário do nascimento de José Saramago vai ser assinalado em Loulé com o espetáculo “A Maior Flor do Mundo”, que vai decorrer na quarta-feira, dia 16, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Loulé.

Neste espetáculo da Caixa de Palco, «Saramago transforma-se em personagem e conta-nos que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo», segundo a Câmara de Loulé.

«Cansado de brincar sempre nos mesmos sítios, um menino decide sair da sua aldeia, passar o rio e subir a encosta. Lá, encontra uma flor murcha e caída que precisa de ser salva. Este menino faz os possíveis para dar uma nova vida à flor. É dessa fantasia de grandiosidade que nasce a obra», acrescenta.

Os leitores são, assim, «chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos».

«Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho», conclui a autarquia0.

A iniciativa é de entrada livre.

 

 



Comentários

pub