Nuno Fazenda, até agora deputado do PS, é o novo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, substituindo Rita Marques que recentemente criticou o ministro da Economia. A mudança nesta secretaria de Estado faz parte de uma mini remodelação do Governo, conhecida esta terça-feira, 29 de Novembro.
Secretária de Estado com a pasta do turismo desde 2019, Rita Marques criticou, há cerca de dois meses, as declarações de António Costa e Silva, ministro da Economia, nas quais o governante defendeu uma descida transversal do IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas).
Em entrevista à Lusa, a responsável pela Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que depende diretamente do Ministério da Economia, defendeu que essas matérias «são discutidas de forma coletiva, em sede própria, no Conselho de Ministros».
«O senhor primeiro-ministro há de ter a última palavra, aliás, tem a primeira, a última, sempre», realçou.
As declarações tanto de Rita Marques, como de João Neves, secretário de Estado da Economia, que também criticou Costa e Silva, não caíram bem e levaram agora à demissão de ambos.

No caso do Turismo, uma pasta que muito interessa ao Algarve, o escolhido é, então, Nuno Fazenda.
Deputado eleito pelo círculo de Castelo Branco, é licenciado em Turismo e também tem um mestrado em Gestão e Políticas Ambientais e doutoramento em Planeamento Regional e Urbano.
Nuno Fazenda foi também diretor do Departamento de Gestão de Programas Comunitários no Turismo de Portugal.
Esta é uma das seis mudanças no Governo de António Costa conhecida esta terça-feira.
Todas aconteceram em secretarias de Estado: António Mendonça Mendes, que era, desde 2015, secretário dos Assuntos Fiscais, passa para adjunto do primeiro-ministro, cargo deixado vago por Miguel Alves.
Nuno Santos Félix assume a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais e Alexandra Vieira Reis passa para o Tesouro. Quanto a João Nuno Mendes transitou do Tesouro para as Finanças.
No Ministério da Economia, além da entrada de Nuno Fazenda, o novo secretário de Estado da Economia é Pedro Cilínio.
Comentários