Reitor e CCDR lamentam saída de Nuno Marques do ABC mas confiam no sucessor

Paulo Águas gostava que o ainda presidente do ABC continuasse, mas considera que terá substituto à altura

José Apolinário, Paulo Águas e Pedro Castelo Branco – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, gostaria que Nuno Marques se mantivesse como presidente do Algarve Biomedical Center (ABC), mas confia que o já eleito futuro líder deste centro académico, o professor e investigador da casa Pedro Castelo Branco, tem «todas as competências necessárias» para desempenhar a função.

Em declarações ao Sul Informação, o responsável pela UAlg diz que «respeita e aceita» a decisão do ainda presidente do ABC, mas «gostaria que fosse possível que o mandato do doutor Nuno Marques pudesse ser cumprido».

«O doutor Nuno Marques deixou, sem dúvida, uma marca. Desde a criação do ABC, tem sido o líder e a cara deste centro académico. Enquanto responsável pela Universidade do Algarve, só posso estar grato pelo trabalho que ele tem vindo a desenvolver. Gostaria que ele continuasse, mas a decisão é dele», reforçou.

Também José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve, destaca «o contributo de Nuno Marques para a projeção do ABC e para a projeção da área da saúde e da investigação científica a ela ligada, no Algarve».

«Quero saudar o dr. Nuno Marques, respeitando a sua decisão, pelo seu contributo para a afirmação do ABC, bem como pela sua enorme capacidade de trabalho, que se revelou, designadamente, quando todos tivemos de nos mobilizar na prevenção e luta contra a Covid-19», acrescentou.

«Presidente do ABC desde a sua criação, em 2016, sob a sua direção esta entidade transformou-se numa referência nacional e internacional na investigação, contribuindo para a afirmação da Universidade do Algarve e da região, quer na investigação de doenças raras, na longevidade ativa, no trabalho incansável aquando da pandemia da Covid-19, no lançar de novos desafios às autarquias, IPSS e Misericórdias e às várias entidades na região», lê-se ainda numa nota enviada pela CCDR Algarve às redações.

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho e Solidariedade, também reagiu à saída de Nuno Marques, num post no Facebook, onde expressou «um profundo agradecimento e reconhecimento» ao presidente cessante do ABC e a toda a sua equipa «no final desta missão que liderou ao longo dos últimos anos».

«Inesquecível o trabalho feito durante a pandemia, que nos ajudou a encontrar respostas quando ninguém as tinha. Muito, muito obrigada», rematou a governante.

Nuno Marques sai, entra Pedro Castelo Branco, também ele investigador do ABC, além de professor na UAlg.

«Pedro Castelo Branco é um professor que tem feito um percurso sólido na Universidade do Algarve, é um excelente investigador e estou convencido que é uma pessoa com todas as competências necessárias para desempenhar o cargo», declarou Paulo Águas.

Já José Apolinário, afirmou-se «grato por ver esta passagem de testemunho entre estes dois nossos investigadores».

O Algarve Biomedical Center é um consórcio entre a universidade e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

 

 



Comentários

pub