ROPOQ, quarteto de cordas de músicos profissionais residentes no Algarve, traz à Festa dos Anos de Álvaro de Campos, este domingo, 6 de Novembro, “Qualquer Música”, um concerto que inclui um repertório que vai de 1890 (ano de “nascimento” de Álvaro de Campos) até 1935 (ano da morte de Fernando Pessoa).
O espetáculo decorre na Igreja da Misericórdia de Tavira, às 18h30, e dará, segundo a Associação Partilha Alternativa, responsável pela organização do programa, «uma amostra do que terá sido, nesse período, a “expressão em ritmo, sem intermédio da ideia”, a que refere Fernando Pessoa».
Os bilhetes custam 8 euros e podem ser reservados através do contacto 281 322 436 ou email academiamusicatavira@gmail.com.
Após este iniciativa, o programa continuará nos dias 11 e 12 com a Oficina Bartolomeu dos Santos (OBS), destinada apenas aos alunos das Escolas de Tavira. A oficina é ministrada por especialistas em técnicas de gravura da OBS.
Ainda no dia 12, às 11h00, o filme “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de João Botelho, é exibido nos Cinema NOS, no Tavira Plaza.
As reservas devem ser feitas através do e-mail cineclubetavira@gmail.com.
Além disso, nesse dia, entre as 12h00 e as 24h00, a Rádio Movimento Online passa a Maratona Fernando Pessoa, com duas criações, uma mais antiga (2015) e uma nova, ambas feitas para este festival e inspiradas na obra do poeta.
No dia 13, às 18h30, Luís Conceição oferece uma nova leitura do tema “The Mad Fiddler”, prestando homenagem ao violino e aos violinistas.
Para este concerto, que decorre no Clube de Tavira, o pianista apresenta um repertório misto de canções inspiradas no folclore, especialmente o irlandês, e também algumas peças de música clássica. O piano é acompanhado por Jan Pipal no violino.
A Festa dos Anos de Álvaro de Campos começou a 15 de Outubro e termina 30 de Novembro.
Na próxima semana, o Sul Informação trará mais novidades sobre o programa.
Comentários