Quarteira volta a festejar a sua padroeira com dois dias de festa

Este ano, ficará marcado pelo regresso da festa junto ao largo de Nossa Senhora da Conceição

Quarteira vai homenagear Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, com dois dias de festa, a 7 e 8 de Dezembro, cujas procissões, por terra e por mar, são os pontos altos. 

A festa reúne milhares de fiéis nas três procissões que integram as celebrações religiosas: a procissão das velas na noite de dia 7 de Dezembro, entre as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e de São Pedro do Mar, e as procissões realizadas em pleno dia 8, simultaneamente por terra e por mar.

A tradição cumpre-se mais uma vez com o encontro das duas imagens da Nossa Senhora da Conceição no Porto de Pesca de Quarteira. A imagem mais antiga é transportada pelos pescadores com o desfile das embarcações de pesca engalanadas, enquanto a imagem mais recente segue com os homens do andor ao longo da marginal, até ao ponto de união das duas procissões.

Após a saudação à padroeira e a bênção dos pescadores e suas embarcações, que desde o ano de 2000 é efetuada no Porto de Pesca de Quarteira, onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Padroeira, as duas imagens retornam às respetivas capelas. À semelhança das últimas edições, haverá transmissão em direto na página de Facebook e de Youtube da Junta de Freguesia de Quarteira.

Este ano ficará marcado pelo regresso da festa junto ao largo de Nossa Senhora da Conceição, que contará com um arraial animado por Cláudio Rosário, a venda de ramos, leilão de ofertas e gastronomia diversa.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição tem raízes culturais profundas (a imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos) na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses.

A Festa da Nossa Senhora da Conceição de Quarteira é uma organização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Quarteira, Junta de Freguesia de Quarteira e Câmara Municipal de Loulé.

 



Comentários

pub