PSP desmantela rede que operava nos festivais da Praia da Rocha e no centro de Lagos [fotos]

Grupo estava «especialmente ativo no Verão», nomeadamente nos festivais de música e nas zonas de bares e discotecas

 

A rede de tráfico de droga desmantelada ontem pela PSP de Portimão constituía «uma estrutura com bom nível de organização, que se dedicava à venda direta ao consumidor», nos festivais e bares da Praia da Rocha e ainda no centro de Lagos, revelou ao Sul Informação o comissário Fábio Coelho.

Falando aos jornalistas na esquadra de Portimão, aquele responsável frisou que o grupo estava «especialmente ativo no Verão», nomeadamente nos festivais de música que tiveram lugar no areal da Praia da Rocha, mas também na zona dos bares desta estância turística e do centro histórico de Lagos.

Dentro da hierarquia da rede, havia «funções bem definidas», de «liderança, venda direta, acondicionamento e transporte do estupefaciente».

Na sequência da mega operação coordenada pela PSP de Portimão, que se prolongou por 20 horas ao longo de todo o dia de ontem, foram detidas 13 pessoas, das quais 11 homens e duas mulheres, entre os 21 e os 66 anos de idade, tendo ainda sido constituídas arguidas mais 14 pessoas, todos «indiciados pela prática de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida».

As detenções culminaram uma «investigação desenvolvida ao longo do último ano», feita pela Esquadra de Investigação Criminal de Portimão, em conjunto com a Brigada de Investigação Criminal da PSP de Lagos, sob a direção do Ministério Público de Portimão.

O comissário Fábio Coelho acrescentou que, durante a operação, foram cumpridos 32 mandados de busca, incluindo 25 mandados de busca domiciliária, nos concelhos de Portimão, Lagos e Olhão e ainda no «concelho de Cascais», na Área Metropolitana de Lisboa.

A operação levou também à apreensão de 4 quilos de produto estupefaciente, nomeadamente 6775 doses de ecstasy, 5868 doses de haxixe, 1809 doses de cocaína, 512 doses de liamba, 425 doses de heroína, diverso material de pesagem, acondicionamento e corte de produto estupefaciente, 28.602,70 euros em dinheiro, quatro armas de fogo e 185 munições.

Apesar da apreensão das armas de fogo, o comissário Fábio Coelho adiantou que a PSP não tem «registo de que os suspeitos tivessem exercido qualquer tipo de violência» contra outras pessoas.

A mega operação contou com o apoio das diferentes valências da PSP, nomeadamente da estrutura de Investigação Criminal do Comando Distrital de Faro, Equipas de Intervenção Rápida, Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia, Comando Metropolitano de Lisboa e, ainda, com a colaboração do Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana.

Fábio Coelho acrescentou que «10 dos detidos serão presentes a primeiro interrogatório, perante o juiz de Instrução Criminal, durante esta tarde».

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub