PSD quer saber se o Governo abandonou projeto de requalificação da EN125

Os sociais-democratas acusam ainda o ministro Pedro Nuno Santos e evitar «a discussão do tema na Assembleia da República».

Os deputados algarvios do PSD exigem sabe se o projeto de requalificação da EN125 foi «ou não abandonado» pelo Governo, uma vez que «não consta do Orçamento de Estado para 2023». 

Os sociais-democratas acusam ainda o ministro Pedro Nuno Santos, responsável pela pasta das Infraestruturas, de evitar «a discussão do tema na Assembleia da República».

«As obras de requalificação da EN125 foram anunciadas em 2008 e deviam ter ficado concluídas em 2012. Mas, 14 anos depois o que os algarvios sabem é que esta via continua ao abandono e nada tem sido feito. A única coisa que sabemos é que todos meses são pagos milhões de euros de indeminização à concessionária a que se juntam mais 30 milhões pagos inicialmente», considera a deputada Ofélia Ramos.

A parlamentar garante que vai «continuar a questionar o Ministro até que haja uma resposta clara e objetiva sobre esta via fundamental para o Algarve».

Há cerca de dois anos, o troço do Sotavento da EN125 – o que não sofreu obras de requalificação em 2017 – foi alvo de «pequenas obras de conservação», longe da intervenção de fundo há muito desejada.

Segundo o PSD, neste momento, a Infraestruturas de Portugal está a «pagar uma verba mensal de 1,2 milhões de euros à Rotas do Algarve (a que acresce uma indemnização inicial de 30 milhões de euros), na sequência de uma ação interposta pela subconcessionária para rescindir o contrato de subconcessão e que prevê uma indemnização de, aproximadamente, 445 milhões de euros».

 



Comentários

pub