Projeto europeu “Rising Cinema” faz dos jovens de Faro embaixadores da 7ª arte

Primeiro momento da programação acontece na semana que vem

Jovens de Faro vão juntar-se à «nova geração de embaixadores do cinema europeu», no âmbito do projeto europeu “Rising Cinema”, que pretende «impulsionar a paixão dos jovens pelo cinema» durante os próximos seis meses.

A iniciativa “Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema europeu” junta não só jovens de Faro, mas também do Porto e de Kaunas, na Lituânia, e foi pensada «para envolver dezenas de jovens, com idades entre os 16 e os 25 anos, em torno da sétima arte»

Os participantes no projeto vão ter acesso, «de forma totalmente gratuita, a um curso que integra o visionamento de filmes europeus e diversos workshops, tais como: Linguagem do Cinema, Escrita Criativa, Estética, Dramaturgia, Composição, Programação (de cinema) e Produção de Podcasts», segundo o Cineclube de Tavira, que organiza o FICLA – Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve, no qual o “Rising Cinema” está igualmente integrado.

Nos próximos meses, vão decorrer em Faro, no Porto e em Kaunas 11 sessões de cinema e 11 workshops, num total de 52 horas, sob a orientação de profissionais.

No caso das sessões de cinema, a primeira decorre no dia 22 de Novembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, com a apresentação do filme “Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornatore.

A sessão é aberta ao público em geral. Para os jovens participantes a entrada é gratuita. Para os restantes espetadores os bilhetes custam 5 euros. Os sócios dos cineclubes da Federação Nacional e Internacional de Cineclubes pagam 3 euros.

Nessa altura, será também explicado ao público o projeto, «sendo uma ótima oportunidade para os mais indecisos se juntarem à aventura e integrarem o grupo algarvio do curso de cinema».

«A formação tem uma componente teórica e outra prática, que convida os participantes a visionar obras e a produzir artigos, entrevistas e podcasts, que serão depois publicados no site oficial do projeto. Para além disso, no final do curso, cada grupo vai poder escolher filmes que serão visionados e discutidos por todos os participantes».

Para se inscreverem no curso, os jovens devem preencher um formulário disponível neste link.

«A ideia é suscitar o interesse dos mais novos por esta forma de arte, dando-lhes, simultaneamente, ferramentas para que possam ter um olhar mais crítico acerca do que veem e do que gostam. Através destas ações de formação, cujas inscrições já estão abertas, os jovens vão poder pensar, falar, partilhar opiniões e escrever sobre cinematografia, assim como aprender a programar cinema», refere Candela Varas, do Cineclube de Tavira.

O ‘Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema europeu’ resulta de uma candidatura dos três parceiros – o Cineclube de Tavira, o Cinema Insuflável, no Porto, e o Cinema Romuva, em Kaunas, na Lituânia – à segunda edição do ‘Collaborate to Innovate’, programa que pretende fomentar projetos inovadores e colaborativos implementados pelos membros da rede Europa Cinemas, entidade financiada pelo Europa Criativa MEDIA.

Este ano, de um total de 28 candidaturas, foram selecionados 13 projetos, dos quais se realçam cinco parcerias internacionais, entre elas a portuguesa.

Este projeto é igualmente parte integrante do FICLA – Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve, organizado pelo Cineclube de Tavira.

 



Comentários

pub