Presépio Gigante de VRSA volta a bater recorde de peças

O espaço pode ser visitado todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00

O Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, que abre portas a 1 de Dezembro, tem, este ano, um novo recorde de peças: 5700.

No ano em que completa a sua 20ª edição, o Presépio Gigante chega à fasquia dos 240 metros quadrados, ocupando toda a área expositiva do Centro Cultural António Aleixo, com milhares de figuras, muitas feitas de raiz pelos seus autores e outras que podem atingir as várias centenas de euros.

Para dar vida a esta iniciativa, foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho, embora os preparativos já tenham começado há vários meses.

Como vem sendo habitual, a lista de materiais utilizados na sua construção é extensa e incorpora mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços.

As quase 100 peças animadas e motorizadas, os lagos e a iluminação constituem «o segredo» do evento e são «alguns dos pontos mais atrativos», diz a Câmara de VRSA.

«Tudo isto assenta numa complexa base de suporte onde estão instalados os vários quilómetros de cabos que permitem dar vida a esta obra de arte e garantem, por exemplo, a circulação da água, a iluminação das casas e os efeitos cénicos», acrescenta.

Em 2022, a estrutura volta a ter elementos evocativos da região, nomeadamente a Praça Marquês de Pombal, as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as salinas, as tradicionais noras algarvias, assim como outros monumentos locais.

Estes pormenores juntam-se à reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia – patentes no presépio – fatores que o distinguem de todos os outros existentes no país e são uma das razões do seu sucesso.

O Presépio Gigante atrai visitantes de todas as idades e de todos os pontos do país, sendo também procurado por milhares de visitantes estrangeiros, particularmente espanhóis, dada a sua popularidade na vizinha Andaluzia.

«A vertente ecológica também não foi esquecida, já que a maior parte dos materiais são naturais ou foram reaproveitados, com destaque para a cortiça e o musgo. Por outro lado, foram implementados sistemas de iluminação led e é feito o reaproveitamento da água utilizada nos lagos ornamentais», garante a autarquia.

O Presépio Gigante de VRSA, que estará disponível para visitas até 8 de Janeiro de 2023, tem a assinatura de Augusto Rosa, Teresa Marques, Joaquim Soares e António Bartolomeu, funcionários do município de Vila Real de Santo António.

O espaço pode ser visitado todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00 (ver exceções). A entrada custa 1 euro (50 cêntimos para menores de 10 anos).

 

 



Comentários

pub