Portimão já se prepara para ser palco do Prémio Museu Europeu do Ano

Cerimónia está marcada para 2024

Jette Sandahl e Isilda Gomes – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

O Museu de Portimão será palco, em 2024, da cerimónia de entrega dos prémios Museu Europeu do Ano (EMYA) e da Conferência Europeia Inovação em Museus, dois acontecimentos «muito importantes» para a cidade e para o país, considera Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal daquela cidade algarvia. 

O acordo de parceria entre o European Museum Forum (EMF – Forum Europeu dos Museus) e o Museu de Portimão foi assinado esta quinta-feira, 17 de Novembro, entre Jette Sandahl, presidente da direção do EMF, e Isilda Gomes, presidente da autarquia portimonense, para a cerimónia do EMYA (European Museum of the Year Award), em 2024.

«Para nós, como organização internacional, é muito interessante ter este sítio como parte da nossa identidade. O Museu de Portimão é, sem dúvida, um exemplo para outros museus do mundo», disse Jette Sandah ao Sul Informação.

A ligação entre as duas entidades já é antiga, começou em 2010 quando Portimão recebeu o prémio “Museu Conselho da Europa”, e tem-se mantido através da participação do seu diretor científico José Gameiro, desde 2011, como membro do Júri do EMYA, tendo mesmo exercido a sua presidência entre 2015 e 2018.

Para José Gameiro, o acordo ontem assinado é «a continuação desta relação importantíssima para o museu, cidade e país».

«É um momento único para vermos reunidos num só local a diversidade e qualidade dos museus que concorrem», disse também ao nosso jornal. De acordo com o diretor científico, um dos próximos passos é saber quantos museus se irão candidatar ao prémio, no próximo ano.

 

José Gameiro – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«Hoje foi apenas o princípio e um arranque de uma coisa que já estava decidida, mas que tinha de voltar a ser formalizada porque há sempre muitos países a concorrer», frisou.

É que este evento, agora agendado para daqui a dois anos, deveria ter acontecido em 2021, mas não avançou, devido à pandemia.

A parceria agora estabelecida prevê que, em Maio de 2024, a Conferência Europeia Inovação em Museus e a Cerimónia de Entrega dos Prémios Museu Europeu do Ano sejam dois importantes momentos do EMYA em Portimão.

Para esses prémios, poderão candidatar-se e inscrever-se, no próximo ano, todos os museus europeus, dos 46 países pertencentes ao Conselho da Europa, que foram inaugurados ou tenham sido renovados desde Janeiro de 2017, como potenciais candidatos a vencedores nas sete categorias de prémios, dos quais se destacam o “Prémio Museu Europeu do Ano” e o “Prémio Museu Conselho da Europa”.

Isilda Gomes realçou ainda, durante a cerimónia de assinatura da parceria, que, no mesmo ano, se celebra a elevação de Portimão a cidade. «É um ano muito importante, em que temos de falar muito da nossa história, porque, quem não conhece as suas origens, não tem futuro», frisou.

 

José Gameiro, Jette Sandahl e Isilda Gomes – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

A autarca portimonense fez ainda questão de relembrar que, desde Julho de 2018, um outro acordo de parceria foi estabelecido entre esta cidade e o EMF,  permitindo a instalação do secretariado deste Forum no Museu de Portimão e do seu arquivo histórico no Centro de Documentação.

O Museu de Portimão passou também a ser, desde esse ano, a “Casa do EMYA” e, desde 2019, o local de reunião anual do seu júri para a seleção e escolha dos museus premiados, atividade que ocorre novamente este ano, entre 17 e 19 de Novembro.

Toda a história deste Prémio Europeu e a documentação das centenas de museus candidatos, nomeados e premiados, ao longo dos seus 45 anos de existência (1977-2022) que, de Liverpool, Berlim e Milão, vieram para Portimão onde estão a ser organizados e preparados para posterior acesso público.

Igualmente fruto dessa parceria, foi criado o Prémio “Museu Portimão”, uma nova categoria através da qual se distingue anualmente o museu mais acolhedor e inclusivo da Europa.

Na cerimónia de ontem, estiveram presentes os membros do Júri do EMYA, que se encontram na cidade de Portimão para a sua reunião anual e decidir quais os museus a anunciar, em Maio do próximo ano, no EMYA 2023 que se realizará na cidade de Barcelona.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação



Comentários

pub