Outubro foi quente e chuvoso, mas seca mantém-se no Algarve e Baixo Alentejo

A Europa teve o Outubro mais quente (desde 1979), com temperaturas quase 2°C acima do valor médio de 1991-2020

O passado mês de Outubro.foi considerado o mais quente na Europa e o 5º mais quente em Portugal continental, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no seu Boletim Climatológico.

Em Portugal Continental, em relação à precipitação, o mês foi também chuvoso em grande parte do território, mas a sexa mantém-se moderada a severa no Baixo Alentejo e no Algarve.

 

 

Na Europa Ocidental ocorreu mesmo uma onda de calor (figura acima), com temperaturas diárias recordes, nomeadamente na Áustria, Suíça e França, bem como em grande parte da Itália e de Espanha.

Registaram-se valores superiores a 30°C em França e Espanha e a Áustria registou a sua noite mais quente de sempre para Outubro, 20.4°C. Foi o Outubro mais quente de sempre na França (desde 1945), assim como na Áustria e na Suíça.

Em relação à precipitação na Europa, em Outubro, verificaram-se condições mais secas que o normal na maior parte do sul da Europa e no Cáucaso.

Por outro lado, verificaram-se condições mais húmidas que o normal no noroeste da Península Ibérica, regiões da França e Alemanha, Reino Unido e Irlanda, noroeste da Escandinávia e numa grande região da Europa Oriental e Turquia central.

 

 

Em Portugal continental, Outubro foi um mês muito quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.

Foi mesmo o 5º outubro mais quente dos ultimos 92 anos. O valor médio da temperatura média do ar, 18.73 °C, foi 2.53 °C superior ao valor normal (Outubros mais quentes: 2017, 2014, 2011 e 1997).

O valor médio da temperatura mínima do ar, 13.56 °C, foi muito superior ao valor normal com uma anomalia de +2.37 °C, sendo o 4º valor mais alto desde 1931 (mais alto em 2006). O valor médio da temperatura máxima do ar, 23.91 °C, foi superior ao valor médio (anomalia de +2.68 °C) e é o 5º mais alto desde 2000 (mais alto em 2017).

Durante o mês, verificaram-se valores de temperatura mínima diária sempre acima do valor médio mensal (exceto dia 1); a temperatura máxima teve mais de metade do mês com valores acima da média mensal, sendo de realçar o período de 2 a 8, com a ocorrência de uma onda de calor nas regiões do interior Norte e Cento, vale do Tejo e alguns locais do interior Alentejano.

Em Portugal Continental, relação à precipitação, o mês de Outubro foi chuvoso, com um total de precipitação de 121.2 mm, que corresponde a 123 % do valor normal.

 

 

O Boletim do IPMA salienta a chuva que caiu na 2ª quinzena de Outubro, com ocorrência de precipitação mais significativa e intensa na região do Minho e Douro Litoral, onde se destacam os dias 19, 23, 28 e 29, com valores diários superiores a 60 mm e com um total mensal superior a 200 mm, sendo mesmo nalguns locais superiores a 400 mm.

De acordo com o índice PDSI, a 31 de Outubro verificou-se um desagravamento siginificativo da área e da intensidade da situação de seca, terminando mesmo na região Noroeste e em grande parte da região Centro.

No entanto, mantêm-se ainda em seca as regiões a sul de Coimbra. O Boletim do IPMA sublinha os casos do Baixo Alentejo e do Algarve, onde a seca se mantém moderada a severa.

A distribuição percentual no fim de outubro é a seguinte: 9% chuva fraca, 29.1% normal, 34.3% seca fraca, 17.9% seca moderada e 9.7% em seca severa.

 

 

 



Comentários

pub