Mercado Municipal de Silves recebe exposição “O Centenário de Vasco Gonçalves”

Foi primeiro-ministro durante o Processo Revolucionário em Curso (PREC)

A inauguração da Exposição do documentário “O Centenário de Vasco Gonçalves”, pela Associação Conquistas da Revolução (ACR), vai decorrer no dia 3 de dezembro, às 10h00, no Mercado Municipal de Silves, contado com a presença de Carlos Vitoriano e Valdemar Santos, membros da direção da ACR.

A exposição pode ser visitada até dia 17 de dezembro, sendo organizada pelo Município de Silves em conjunto com a Junta de Freguesia de Silves e a Associação Conquistas da Revolução (ACR).

O general Vasco Gonçalves OA (Lisboa, 3 de Maio de 1921 – Almancil, 11 de Junho de 2005) foi um militar e um político português, durante o PREC.

Foi primeiro-ministro de Portugal dos II, III, IV e V Governos Provisórios. Durante este período, denominado “gonçalvismo” ou Processo Revolucionário em Curso (PREC), bastante conturbado, teve bastante proximidade com o Partido Comunista.

Durante o seu governo, foram implementadas medidas consideradas bastante controversas, como a nacionalização da banca, seguros e centenas de outras empresas, bem como a radicalização da reforma agrária, com a ocupação de milhares de hectares, principalmente no Alentejo.

Foi também durante os seus governos que foram feitas a descolonização de Angola, Moçambique, Guiné, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Os seus governos, no entanto sofreram enorme contestação, quer à esquerda, quer à direita, o que veio resultar na sua demissão, em setembro de 1975.

 

 



Comentários

pub