«Mais importante do que obras são as pessoas», defende autarca de São Brás

A Câmara de São Brás de Alportel fez o balanço do primeiro ano do mandato autárquico 2021/25 na passada quinta-feira, 10 de Novembro

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Um ano em que foi preciso «adaptar de forma rápida à crise» para dar «resposta às famílias», dedicando mais verbas a essas áreas. Foi assim que Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, descreveu o primeiro ano do mandato autárquico 2021/25, na conferência de imprensa de balanço que aconteceu na passada quinta-feira, 10 de Novembro. 

Num início de mandato ainda marcado pela pandemia, mas também pelo início da Guerra, o autarca frisa que quando foi aprovado o orçamento para 2022 «não se esperava a crise que estamos a viver» e, por isso, defende que o Município está «num bom grau de concretização» apesar de ter sido necessária «adaptação rápida à crise».

«Mais importante do que alcatrão, obras e cimento, são as pessoas. E na autarquia de São Brás queremos, a todo o custo, ser amigos das pessoas».

«Cada euro para nós tem um significado muito grande e o nosso Município está perfeitamente sensível para a questões dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Todos eles resumem o que queremos fazer para a qualidade de vida das nossas populações, a nossa responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade».

Cientes destes objetivos, o edil refere que a autarquia tem tentado dar o seu melhor para desenvolver ações nesse sentido.

«O apoio às famílias, a qualidade de vida das pessoas, o apoio à alimentação, aos bens essenciais, à educação e à saúde é essencial. Queremos promover a realização individual, fazer com que cada pessoa sinta que tem um papel importante na comunidade, que se sinta realizada e, consequentemente, promovemos a motivação social, combatendo o grande flagelo que são as doenças do foro psicológico e que aumentaram nestes últimos três anos», realçou Vitor Guerreiro.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Também Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara de São Brás de Alportel, afirmou que dois dos grandes problemas atuais são «a saúde mental e as dependências».

Nesse sentido, será criada ainda este mês uma rede de ação integrada para as dependências que irá, segundo Marlene Guerreiro, dar com apoio às famílias e aos cidadãos que vivem diariamente este problema.

No balanço, a vice-presidente referiu ainda que São Brás de Alportel é um Município com uma comunidade «resiliente e solidária», realçando o projeto SOS Ucrânia e o Fundo Social de Emergência, reforçado com «a generosidade» dos cidadãos.

«Nós temos duas linhas solidárias que só são possíveis porque dois cidadãos, que pedem o anonimato, generosamente ajudam o município a ajudar quem mais precisa».

Marlene Guerreiro fala da linha de apoio para ajudar quem tem dificuldades em pagar a renda, que conta com um contributo mensal de 300 euros de um desses munícipes.

O outro, cederá, anualmente, durante cinco anos, 20 mil euros, «que estão a ser canalizados para reforçar o programa Mão Amiga, que ajuda a fazer obras em casas de pessoas que têm mais dificuldades».

O investimento nas escolas tem sido também uma prioridade, diz Vítor Guerreiro.

Além da modernização e aposta no digital, a autarquia investiu na contratação de 27 novos funcionários para «darem as condições necessárias para a segurança do ensino».

«O que está definido para o pessoal não docente é 71 trabalhadores e nós temos mais de 100. Ou seja, a autarquia suporta mais de 30 trabalhadores sem que para isso seja obrigada» refere o autarca, realçando que há mais de uma dezena de trabalhadores afetos apenas a um aluno, no caso das crianças com necessidades educativas especiais.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Em relação à área da saúde, que «não é da competência da autarquia», o presidente frisa que o Município tem assumido o seu papel na promoção de estilos de vida saudáveis e naquilo que são as ações que visam a prevenção da doença.

Além disso, foi feita uma candidatura ao PRR no valor de 312 mil euros para melhorar o Centro de Saúde, «criando mais consultórios e melhores condições para os profissionais de saúde e utentes».

No âmbito do desporto, São Brás apostou também na construção de campos de padel e ténis e está a renovar algumas infraestruturas na modalidade de futebol, como os balneários. «Estamos a falar de um investimento de cerca de 100 mil euros que contou com a participação do IPDJ em 30 mil euros», frisou o vereador Acácio Martins.

O Ambiente é também uma área na qual, segundo o edil, se tem investido muito.

«Temos tentado estar na linha da frente na questão do combate às alterações climáticas e fomos o primeiro município do Algarve com uma candidatura aprovada no âmbito do PRR para a eficiência hídrica e substituição de plantas que implicam um maior consumo de água por planas autóctones».

Além disso, o Município tem apostado em criar mais zonas verdes e campanhas na área do ambiente inserindo os munícipes.

Ao nível da eficiência energética, o Município investiu também na iluminação LED, que representará uma poupança de 70 a 90%. De acordo com Acácio Martins, foi ainda intensificada a certificação energética dos edifícios municipais.

A eficiência hídrica é outra meta a atingir e, tal como explicou o vereador Acácio Martins, apesar de ainda existir muito trabalho por fazer, o Município investiu no último ano mais 200% nesta área com melhorias no sistema de telegestão e monitorização da rede de distribuição de água, e o controle do consumo de água com a instalação de medidores de caudal, assim como de válvulas redutoras de pressão  e as obras de requalificação das rotundas do concelho, com vista a uma redução significativa do consumo de água e de perdas.

À margem da conferência de imprensa, Vítor Guerreiro anunciou ainda a declaração favorável de impacte ambiental à obra de requalificação da EN2. «O nosso objetivo é que no próximo ano seja lançado um concurso público internacional», disse.



Comentários

pub