Luís Graça reeleito como presidente da Federação do PS/Algarve com 69,5%

Votação decorreu este sábado

Luís Graça foi este sábado, 5 de Novembro, reeleito como presidente da Federação do PS/Algarve com 69,5% dos votos dos militantes socialistas, enquanto a lista B encabeçada por Vítor Aleixo arrecadou 30,3%.

Ao que o Sul Informação apurou, Aleixo só ganhou, e de forma categórica, nas duas concelhias do seu concelho – a de Loulé, onde obteve 66,1% dos votos contra 33,8% de Graça, e a de Almancil, onde a votação ficou em 66,7% para o autarca louletano e 33,3% para o deputado.

Na Concelhia de Faro, Luís Graça saiu vencedor (56,5%) mas a distância não muito alargada de Vítor Aleixo (43,4%).

Na sua terra natal, Lagos, Graça ganhou também de forma muito expressiva, conseguindo 86,8% contra 13,1% do seu adversário.

Houve pelo menos um concelho onde Luís Graça conseguiu o pleno da votação: Monchique (100%).

Foram igualmente eleitos os delegados ao próximo Congresso Regional do PS, a realizar no dia 19 de Novembro, em Lagos, durante o qual será eleita a Comissão Política Regional e os demais órgãos federativos.

No processo eleitoral para a Presidência do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, foi eleita a candidata única Ana Passos.

O presidente da COC Hugo Pereira congratulou-se com a elevada participação neste processo eleitoral, superior a 80% dos militantes socialistas algarvios com direito a voto.

Numa mensagem enviada aos militantes, o presidente reeleito do PS algarvio agradeceu «o voto de confiança das mulheres e dos homens de todas as estruturas do Partido Socialista no Algarve» e disse contar «com todos e todas para a necessária unidade de ação política regional».

«Esta vitória expressiva consolida a liderança do PS Algarve para os tempos exigentes que se avizinham e onde será necessário o reforço das políticas sociais e da relação de proximidade dos autarcas junto das pessoas e das famílias», acrescentou Luís Graça.

«O PS Algarve dará prioridade às políticas públicas de habitação, para, em conjunto com o Governo e com os municípios, disponibilizarmos casas acessíveis à classe média e aos trabalhadores, à saúde com o avanço do novo hospital central do Algarve e a renovação das estruturas de saúde familiar e de proximidade, à execução do plano de eficiência hídrica para garantir água em qualidade e quantidade na região e ao combate às alterações climáticas, e à mobilidade regional, designadamente a eletrificação da linha de caminho de ferro e a redução das portagens na Via do Infante», acrescentou.

 

Votação (percentagens)

Albufeira
Luís Graça (LG) 64,5%
Vítor Aleixo (VA) 35,4%

Alcoutim
LG 81,8%
VA 18,1%

Aljezur
LG 90,9%
VA 9,9%

Faro
LG 56,5%
VA 43,4%

Lagoa
LG 89,1%
VA 4,3%

Lagos
LG 86,8%
VA 13,1%

Olhão
LG 76,7%,
VA 19,7%

Portimão
LG 84%
VA 13%

Loulé
LG 33,8%
VA 66,8%

Monchique
LG 100%

Almancil
LG 33,3%
VA 66,7%

Tavira
LG 80,3%
VA 19,6%

Vila do Bispo
LG 83,3%
VA 16,6%

 

Atualizada às 22h56 acrescentando informação

 

 



Comentários

pub