Lagos: Concurso de pintura desafia a dar «visão contemporânea» de D. Sebastião

No âmbito dos 450 anos de elevação a cidade

Lagos está a desafiar a comunidade artística a participar no concurso de pintura “Dom Sebastião na História de Lagos”, com trabalhos que deem «uma visão contemporânea desta figura ímpar e do mistério que a envolve».

Esta é uma das iniciativas com que a Câmara de Lagos está a festejar os 450 anos de elevação a cidade, «título atribuído à então Vila Notável pelo jovem monarca no dia 27 de Janeiro de 1573, que aqui fixou, igualmente, a residência do Governador do Reino do Algarve».

«Decorridos quatro séculos e meio, o município pretende evocar essa sucessão de acontecimentos históricos, suscitar a curiosidade da comunidade relativamente às figuras que marcaram esse tempo, assim como refletir sobre o mito do Sebastianismo».

O concurso de pintura “D. Sebastião na História de Lagos” pretende estimular a criação, lançando à comunidade artística o desafio para apresentar trabalhos que vão para além da representação física de D. Sebastião.

O projeto é aberto a artistas com idade igual ou superior a 18 anos que desenvolvam a sua atividade em território nacional. As inscrições irão decorrer de 19 a 23 de Dezembro, sendo obrigatória a apresentação de candidatura. Um júri selecionará os trabalhos destinados a integrar a exposição e distinguirá as obras a premiar.

A exposição será inaugurada no dia 27 de Janeiro de 2023 e ficará patente no Centro Cultural de Lagos até 6 de Maio.

 



Comentários

pub