José Viegas Bota e Padre Nobre homenageados nas ruas de Loulé

Este sábado, 26 de Novembro

José Viegas Bota, empresário de frutos secos e antigo presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, e o Padre Nobre foram homenageados no passado sábado, 26 de Novembro, com referências toponímicas em Loulé. 

«Na freguesia de São Sebastião são hoje justamente homenageadas duas grandes personalidades que ficarão a fazer parte da nossa toponímia citadina», disse Vítor Aleixo, autarca louletano.

Junto à estação de caminhos de ferro de Loulé, a poucas centenas de metros do local onde nasceu, a 3 de Dezembro de 1927, José Viegas Bota tem agora o seu nome perpetuado numa artéria que ajudou a “criar”. Isto porque, através da cedência de alguns dos seus terrenos, «contribuiu decisivamente para a abertura e o rasgar destas estradas, – a estrada que vai para Vale Judeu, e as ruas que sobrem o Cerro de Cabeça de Câmara -, e que vieram valorizar toda esta zona», como referiu o filho, José Mendes Bota.

«Perpetuamos a memória de um homem que viveu de uma forma inteligente o seu tempo, riquíssimo nas suas vertentes de vida. Foi um bom chefe de família, um distinto empresário, foi um homem que mereceu sempre, do ponto de vista político, o reconhecimento da sua comunidade», afirmou o presidente da Câmara de Loulé.

Além de se ter destacada no comércio e exportação de frutos secos, e como autarca de Loulé e da freguesia de São Sebastião, quer no tempo da ditadura, quer depois do 25 de Abril, José Viegas Bota é ainda lembrado no nível associativo, tendo presidido ao Atlético Sporting Clube e participado na direção do Grémio dos Exportadores de Frutos Secos do Algarve.

O Padre Nobre foi o outro homenageado do dia, com o descerramento de uma placa na artéria que dá acesso à Ermida, espaço de culto cujo projeto ajudou a desenvolver e que viria a ser inaugurada em 1995. Apoiou e dinamizou, junto com a comissão, a construção do complexo recreativo de Monte Seco, e mais tarde inauguraria em 2004, o Centro Paroquial e Social de Loulé, outra das obras em que esteve profundamente envolvido.

 

 

Em nome da Igreja, o atual pároco de Loulé, Carlos Aquino, juntou-se a esta sessão para enaltecer o papel de «um Homem que serviu esta cidade e estas comunidades sempre com uma profunda dedicação apostólica e zelo evangelizador» e destacou o seu «sentido de justiça» e a sua «visão profética de futuro» que levou a todas estas construções.

Analídio Ponte, presidente da Junta, partilhou algumas das histórias que viveu não só como paroquiano mas também como elemento da comissão e festas da Nossa Senhora do Bom Sucesso. «Foi um padre que contribui bastante para a nossa freguesia, obrigada a quem tomou esta decisão», disse.



Comentários

pub