João Galamba lança debate de dois dias sobre Limpeza Urbana em Loulé

O ambiente, mas também a economia, vão estar em foco

João Galamba (Arquivo)

João Galamba, secretário de Estado do Ambiente e da Energia, vai dar o pontapé de saída ao IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que terá lugar amanhã e depois, dias 3 e 4 de Novembro, no Ria Park Hotel & Spa, no Vale do Garrão, em Loulé.

O membro do Governo vai presidir amanhã de manhã à sessão de boas-vindas deste evento da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, com o apoio do Município de Loulé, que se debruçará sobre o tema “Roadmap para Cidades Competitivas e Atrativas”.

O encontro vai reunir cerca de 40 oradores nacionais e internacionais, através dos quais se procurará «demonstrar a importância do estado da limpeza urbana como um ativo das cidades, tendo em conta que a limpeza urbana tem impacto na capacidade de atrair negócios (desde multinacionais a centros de negócios) e outras atividades, de captar turismo, de manter habitantes permanentes e felizes», segundo a Câmara de Loulé.

As «oportunidades de financiamento da legislação nacional para a Limpeza Urbana e para os resíduos», as «novidades decorrentes da diretiva Single-Use Plastics (SUP) nomeadamente a preparação da entidade gestora nacional», as «estratégias para acabar com os resíduos abandonados» e as boas práticas de sensibilização e mobilização da população serão alguns dos temas a abordar.

«O debate promete ser particularmente intenso em torno das mesas-redondas dedicadas à limpeza de ervas e da utilização de águas residuais para a limpeza urbana», antecipa a autarquia.

A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis é a primeira associação nacional especificamente dedicada ao tema da limpeza urbana. Regista hoje 49 associados entre municípios, juntas de freguesia, empresas municipais e empresas privadas fornecedoras de serviços e equipamentos, num total de mais de 1,8 milhão de habitantes abrangidos.

 

Programa:

3 Novembro

– 9h00 Cerimónia de Boas Vindas
– 9h40 Keynote Speaker: Criar cidades competitivas: dos serviços eficientes à qualidade de vida para todos
– 10h30 Debate: Quatro municípios, quatro questões
– 11h55 Painel I: Cidades limpas para captar negócios
– 14h30 Painel II: Oportunidades de financiamento da nova legislação
– 15h00 Painel III: Cidadão: corresponsabilidade na Limpeza Urbana
– 16h20 Mesa-Redonda: Ruas com ou sem ervas?

4 Novembro

– 9h00 Abertura
– 9h15 Painel: “A CIDADE MODELO” Estocolmo: 1 minute city
– 10h05 Painel anfitrião: Câmara Municipal de Loulé
– 11h05 Painel IV: Inovação com impacto na Limpeza Urbana
– 14h00 Painel V: Limpeza Urbana na legislação SUP
– 15h25 Painel VI: Reduzir os resíduos abandonados
– 16h30 Mesa-Redonda: Água reciclada para Limpeza Urbana
– 17h30 Encerramento

 



Comentários

pub