Hospital Lusíadas Vilamoura abre em 2023 e cria 250 postos de trabalho

Investimento de 10 milhões de euros

O novo Hospital Lusíadas Vilamoura vai nascer até final de 2023 no edifício da Lusotur, desenhado nos anos 70 pelo arquiteto Francisco Keil do Amaral. A nova unidade foi apresentada esta terça-feira, 22 de Novembro, e, além de criar 250 postos de trabalho, representa um investimento de 10 milhões de euros.

O arranque do projeto foi marcado pela assinatura do contrato entre a Lusíadas Saúde e a Vilamoura World, proprietária do edifício que vai agora entrar em obras.

Em declarações ao Sul Informação, Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde, explicou que o contrato de arrendamento tem a duração de 30 anos.

A escolha de Vilamoura para este novo hospital, que será «inclusivo», surgiu por uma «dupla necessidade».

 

João Brion Sanches, Vasco Antunes Pereira, Vítor Aleixo e Pedro Oliveira

 

«Desde que fechámos o antigo Hospital Santa Maria, em Faro, ficámos com capacidade reduzida e achámos que aqui era um bom local. Havia a nossa necessidade, mas também a necessidade local, porque Vilamoura não tem uma unidade destas», disse o mesmo responsável.

Este será, nas palavras de Vasco Antunes Pereira, um «hospital com toda a tecnologia e equipamentos de última geração».

A unidade incluirá atendimento permanente, mais de 20 gabinetes de consultas, salas de tratamentos e exames, salas de bloco operatório e de pequena cirurgia, unidade de Gastrenterologia e área de Imagiologia, com capacidade para fazer ressonâncias magnéticas, TAC, raio-X, mamografia e ecografia.

Este também será o primeiro hospital do Sul do país dedicado em exclusivo à cirurgia de ambulatório.

Dos 10 milhões de investimento, cerca de 4 são destinados a «infraestruturas» e os restantes 6 para a compra de «equipamentos de última geração».

Segundo Vasco Antunes Pereira, a perspetiva é, já em Julho, «abrir a primeira fase do Hospital, com os serviços de urgência, diagnóstico e consulta externa». O restante, crê-se, que abrirá «até ao final de 2023».

 

Vasco Antunes Pereira

 

As obras incluem, nesta primeira fase, as demolições do interior do edifício.

Este responsável não tem dúvidas de que estão «reunidas todas as condições para que este novo hospital seja um sucesso».

Para João Brion Sanches, CEO da Vilamoura World, este é também um «passo importante na estratégia que temos definida desde o início do mandato e que tem como missão tornar Vilamoura no melhor destino do Algarve para viver, passar férias e investir».

«O acesso aos melhores cuidados de saúde é fundamental para os residentes de Vilamoura e para todas as pessoas que elegem Vilamoura para as suas férias. Estamos certos de que este hospital terá um impacto muito positivo em Vilamoura, complementando de forma muito profissional os serviços na área da saúde e dotando Vilamoura de mais uma infraestrutura que a torna um destino único no Algarve e no país», concluiu. 

 



Comentários

pub