Helena Tapadinhas na Biblioteca de Silves para tertúlia sobre conto «Alfaiate»

Conto premiado motiva conversa na biblioteca

O galardoado conto “Alfaiate”, de Helena Tapadinhas, dará mote a uma tertúlia no próximo sábado, 26 de novembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Silves.

Distinguido com o Prémio Literário Santos Stockler, atribuído pela Câmara de Lagoa, “Alfaiate” é uma narrativa extraordinária, que dá voz a um cão com o mesmo nome e que aborda, segundo a autora, a “mudança de um paradigma cultural” descrita através de uma sucessão de breves histórias “daquilo que era o alicerce das culturas, quando as pessoas viviam do território, viviam do que a terra ou o mar davam”.

Helena Tapadinhas nasceu em 1969, em Luanda (Angola). Formou-se em ensino de Biologia e Geologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e é mestre em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

Implementou o Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA) na Direção Regional de Educação do Algarve, entre 1997 e 2011, com a dinamização de projetos em rede, onde o imaginário é porta de entrada para o estudo do território.

«Operação Lágrimas Negras», «Guardiões da Água do Algarve» e «Contos do Mago – narrativas e percursos geológicos» são exemplos de ciclos temáticos PREAA com forte impacto no exercício da cidadania.

Integrou a equipa do Programa de Educação Estética e Artística, da Direção-Geral de Educação, e é atualmente coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes, instituído pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Cultura.

Desempenhou cargos como dirigente associativa no Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza e na Ideias do Levante, Associação Cultural.

Autora de diversos projetos de teatro, narração oral, música, fotografia e literatura, tem trabalhos publicados nas áreas de educação, ciência, ambiente e arte.

Foi distinguida com o «Prémio Literário Santos Stockler», da Câmara Municipal de Lagoa, na edição de 2017, sobre património, com o conto “Alfaiate”, e na edição de 2019, sobre educação, com o romance “Barro Cru”.

 

 



Comentários

pub