Gorjões vai ter uma Casa-Museu José Pinto Contreiras

A partir de dia 19

A associação Casa-Museu José Pinto Contreiras vai apresentar-se publicamente numa sessão que vai decorrer no dia 19 de Novembro, às 15h00, no salão da antiga Sociedade Recreativa Gorjonense, em Gorjões, lugar do Alto, no concelho de Faro.

A Casa-Museu José Pinto Contreiras «terá carácter permanente e destina-se à preservação da memória coletiva e à dinamização da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, bem como ao desenvolvimento de múltiplas atividades culturais no sítio dos Gorjões», segundo a associação.

No dia 19, além da apresentação da Casa-Museu José Pinto Contreiras, será inaugurada a exposição permanente “Origens”, com documentos e artefactos do patrono e da família Contreiras, bem como a mostra temporária “Hipocentro (s), no espaço Galeria do Alto, que junta trabalhos de Adão Contreiras, Álvaro Mendonça, Eva Nunes, Isabel Sabino, Jorge Mendonça, José Assis, Marcílio Campina, Noémio Ramos, Olavo Costa, Paulo Serra, Pulita, Romeu Costa, Rosa Trindade e Vicente de Brito.

Um concerto de Zé Eduardo e Lighthousers encerra a festa.

Além destas iniciativas, a associação pretende apostar na organização de conferências e dar espaço a intervenções sócio-culturais locais.

Também está prevista «a criação de espaços de biblioteca, videoteca e fonoteca visitável, a organização de residências artísticas, a edição de obras relevantes sobre a cultura local e regional e estudos e projetos relevantes para a comunidade».

 

 

 



Comentários

pub